Colégio Web

Dinâmica do movimento de uma partícula eletrizada num campo magnético

Publicidade

Dinâmica do movimento de uma partícula eletrizada num campo magnético 

Para entendermos melhor a respeito dessa dinâmica, vamos considerar uma partícula em repouso em um campo magnético, onde é importante saber que a força magnética não irá agir sobre essa partícula. Considerando o módulo da força magnética como sendo proporcional ao módulo da velocidade da partícula, ela estando em repouso, sua velocidade será nula. 

É importante relembrarmos que a partir da equação: 


Já se considerarmos que uma partícula eletrizada foi atirada em um campo magnético, consequentemente essa partícula ficará sujeita a exercer uma força magnética caso ela não tenha sido atirada paralelamente ao campo. 

Considerando que a partícula se mova na direção não paralela ao campo, dizemos que a força magnética representada por Fm, possui uma direção perpendicular aos vetores v e B, onde essa força é considerada nula. 

Como já vimos anteriormente, se a força possuir uma direção perpendicular à velocidade v, ela irá ser considerada uma resultante centrípeta, portanto neste caso como a força Fm é perpendicular à velocidade v, temos uma resultante centrípeta. 

Vejamos: 


A partir da figura acima, podemos concluir que será uniforme o movimento da carga elétrica, sob a ação do campo magnético.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados