Colégio Web

Países caucasianos

Publicidade

Países caucasianos
Os países caucasianos que foram desmembrados da ex-URSS, constituem juntos uma área de 186.100 Km2. Esta região fica entre os mares Cáspio e Negro. É formada pelos países Azerbaidjão, Geórgia e Armênia. 

O Cáucaso é uma região montanhosa, com relevo de origem recente, onde é comum a ocorrência de terremotos e vulcões. A cadeia do Cáucaso é a formação montanhosa de maior importância da região. 

O clima seco é predominante nos países caucasianos, onde se destacam as extensões áridas e semi-áridas, apresentando também o clima temperado continental. 

Os países caucasianos não têm uma hidrografia muito abundante, são poucos os rios que se destacam, mas apesar de ter uma extensão pequena, apresentam um potencial hidrelétrico considerável, afluentes dos mares Cáspio e Negro. 

Azerbaidjão

É o país caucasiano mais populoso e de maior extensão. Foi instituído em 1920, e passou à ex-URSS em 1922. Sua capital é a cidade de Baku.
Grande parte da população de Azerbaidjão é urbana, sendo 79% dos habitantes é representada por azerbaidjanos, e o restante é representado pelos russos e armênios. 

O setor industrial é altamente desenvolvido, devido a grande riqueza de recursos minerais, principalmente o petróleo. 

Na agricultura, produtos como a arroz, trigo, algodão, fumo, frutas são importantes. E a criação de ovinos também merece destaque, pois o Azerbaidjão possui a maior extensão de pastagens e de terras agricultiváveis do Cáucaso. 

Geórgia

A Geórgia é um país que foi instituído em 1921, e passou a pertencer à ex-URSS em 1936. Sua capital é a cidade de Batumi. 

Cerca de 70% da população da Geórgia é representada pelos georgianos, 9% representam os armênios, 8% representam os russos e 5% representam os azerbaidjanos. 

A agricultura é uma importante atividade econômica, onde se destaca as produções de algodão, chá, frutas, uva. Os recursos minerais mais importantes são: petróleo, carvão e o manganês. 

Juntos, os recursos minerais e a agricultura ajudam o desenvolvimento industrial. 

Como a Geórgia está localizada na região do litoral do Mar Negro, o turismo também é um importante setor para a economia do país.

Armênia

Também é um dos países caucasianos, que foi instituído em 1920, e passou a pertencer à ex-URSS em 1922. 

Sua capital é Erevan, a maior cidade do país. É um país montanhoso, onde quase toda a região está a mais de 1000m de altitude. 

Dentre os países caucasianos, a Armênia é o menos populoso, porém é o mais povoado devido a sua menor extensão, o país chega a atingir mais de 100 hab.km2. 

Cerca de 90% da população é representada pelos armênios, sendo a outra parte representada pelos russos, azerbaidjanos e curdos. 

A agropecuária e a indústria são os setores que mais influenciam na economia da Armênia. 

Os recursos minerais de maior produção são: cobre, mármore e calcário. 

Na agropecuária destaca-se a produção de vinicultura, fruticultura e a criação de ovinos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados