Colégio Web

Países Bálticos

Publicidade

países Bálticos
Os países Bálticos são formados pela Letônia, Estônia, Lituânia. São países pouco populosos e de pequeno porte, que se encontram na margem leste do Mar Báltico, têm em comum as condições naturais, sistema de transporte integrado e o conjunto de energias. 

Sua economia se destaca pela posição litorânea e seus portos que não congelam (curto período). A etnia dos países é predominante de estonianos, letões, lituanos e russos.

Lituânia 

Durante muito tempo a Lituânia permaneceu sob domínio e influência da Polônia. Posteriormente, teve o seu território invadido pela Rússia, e durante a 1º guerra Mundial pela alemanha. Em 1918, proclamou sua independência. 

Com a 2ª Guerra Mundial, novamente foi ocupada pela Alemanha e União Soviética. O ano de 1991 foi marcado pela sua segunda independência. 

Entre os países Bálticos a Lituânia é o menos industrializado,os setores industriais que se destacam são: motores elétricos, química, têxtil e alimentar. 

Entre os principais recursos naturais, os de maior destaque são: lagos ricos em peixes, turfa, âmbar e o petróleo

Em 1990, a Lituânia sofreu com a crise econômica da Rússia, que logo se recuperou trazendo um avanço econômico para a Lituânia. 

No ano de 2004, a Lituânia se torna a mais nova integrante da Uniã Européia. 

Estônia

Em 1918, proclamou a independência, após 20 anos devido ao acordo de nao-agressão transferiu-se para órbita de influência da URSS, e em 1940 foi invadida por tropas soviéticas e anexada como mais uma de suas repúblicas. 

Hoje em dia a Estônia é divida em 15 condados, são eles: 

Letônia
Encontra-se na europa Setentrional, no centro litoral báltico, se destaca por ser o país mais desevolvido dessa região. 

Foi gradualmente dominada pela Polônia, Suécia e Rússia. Durante a 1ª Guerra Mundial, sofreu com a ocupação alemã, o que ajudou para sua independência em 1918. Porém, na segunda guerra foi novamente ocupada pela alemanha e pela URSS(1940), onde somente em 1991 tornou-se novamente independente. 

Os setores de maior destaque é o agrícola com criação de gado de raça, pecuária leiteira e suinocultura, com crecimento nas àreas: 

agricultura: 4,4% (em 2004)
indústria: 24,8% (em 2004)
serviços: 70,8% (em 2004) 

No ano de 1999, o país passou a ser o novo membro da OMC (organização Mundial do comércio). E em 2004, passou a integrar a união européia.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados