Colégio Web

Canadá

Conheça tudo sobre esse importante país da América do Norte

Canada

Publicidade

Área

O Canadá é o país de maior extensão territorial da América, 9.970.000 km², mundialmente, ele é o segundo maior em extensão, perdendo somente para a Rússia. Quase toda a metade do norte do continente norte-americano é ocupado pelo Canadá.

Províncias

Com a NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) os canadenses encontraram grande facilidade no mercado de trabalho do outro lada da fronteira, com isso gerando uma perda de mão-de-obra e dando espaço para a imigração. Canadá conta com a ajuda de Cuba para o fornecimento de profissionais principalmente nas áreas de hospitais e laboratórios.

Para evitar o aumento do desemprego, o governo do Canadá faz uma seleção dos imigrantes, para evitar a entrada de pessoas com profissões sem demanda no país.

A imigração, atualmente é um importante fator no crescimento populacional.

População

Atualmente o Canadá apresenta uma população de aproximadamente 31.612.897 habitantes, com uma nação com diversas culturas e etnia. É uma país pouco povoado devido a seu quadro natural.

A população canadense está dividida em:

  • Brancos de origem européia – 96%
  • Indígenas e esquimós – 2%
  • Asiáticos – 1,3%

Cerca de 28% da população total do país é de origem francesa. E 40 % é de origem inglesa.

Vejamos a seguir tabela do crescimento populacional do canada desde 1961.

Por não ter uma distribuição regular os locais que se destacam por abrigar o maior número populacional é Quebec e Ontário (60% da população). As cidades se dividem: Toronto (4,2 milhões de habitantes), Montreal (3,3 milhões) e Vancouver (1,8 milhões).

Vejamos no quadro abaixo os anos por habitantes:

Economia

A economia do Canadá é considerada uma das mais influentes a nível mundial, com uma das mais altas rendas per capita. Atualmente, possui a 13ª maior economia do mundo (segundo o PIB PPC), ou a 9º maior do mundo (segundo o PNB PPC).

Agricultura

A economia do Canadá é até hoje fundamentada nas atividades agrícolas, contribuindo com cerca de 8% para o PIB canadense. A agricultura canadense é praticada ao sul de quase todas as províncias, se destacando pelo cultivo e a produção do trigo e pela pecuária. A província de Alberta possui o maior rebanho de gado bovino de todo o país. A pesca, também é uma atividade bastante desenvolvida nas regiões costeiras.

Floresta Canadense

A Floresta do Canadá é aproveitada na caça de animais de pele e na extração de madeira para a construção de produção de papel. O Norte da Floresta é pouco explorada, pois é uma área de difícil acesso.

Minerais

O Canadá é um dos países que mais detém recursos minerais, dando destaque para platina (3º produtor mundial), titânio (3º produtor mundial) e cobre (4º produtor mundial), que são encontrado ao sul do Escudo, ao norte dos Grandes Lagos, e nas planícies Centrais. Além disso, o Canadá é o 3º maior produtor de petróleo da América e possui cerca de 50% das reservas mundiais de urânio. É também um dos maiores produtores de energia, por ter um potencial hidráulico abundante.

Indústria

No Canadá podemos encontrar diversas indústrias que são encontradas principalmente nas regiões de São Montreal, Toronto, Hamilton, Windsor, Winnipeg e Vancouver.

A indústria de alumínio se destaca dentro do setor metalúrgico, sendo a 3ª maior do mundo.

Comércio

  • Exportação: papel, trigo, petróleo, alumínio, minerais e peixe.
  • Importação: produtos manufaturados e alimentícios, matérias primas (bauxita, carvão, algodão, petróleo, lã).

Regiões naturais do Canadá

O Canadá é um estado federal constituído por 10 províncias e 2 territórios que ficam agrupados em 6 regiões naturais.

1. Grande Norte

É uma região com clima severo que influencia na forte desabitação do local. O extrativismo mineral é a atividade fundamental da economia, com destaque para o ouro, urânio e cobre.

Além da pesca e a caça de animais de peles raras da tundra.

Se estende desde as regiões do Noroeste até o norte do Quebec.

2. Montanhas Ocidentais

É uma região montanhosa que compreende quase toda a Província da Colúmbia Britânica e do território de Yukon.

É coberta por uma abundante floresta que possibilitou a realização do extrativismo vegetal, que contribuiu bastante para a economia do território.

O potencial hidrelétrico da área é bastante aproveitado na produção de alumínio em Kitimat.

3. Planícies Centrais ou Prairie

É uma região que possui um solo bastante produtivo e um mercado consumidor interno limitado, que possibilitam o crescimento do cultivo de cevada, aveia, batata e trigo, e da pecuária extensiva de corte, que são reservadas para a exportação nas províncias de Alberta e Manitoba.

4. Grandes Lagos e São Lourenço

A maior parte da população do Canadá está concentrada nesta região, além dos grandes pólos industriais de Hamilton, Toronto, Montreal e Quebec, e da agropecuária comercial intensiva, devido a isso é a região mais importante do Canadá economicamente.

5. Províncias Marítimas do Atlântico

Região destacada pela pesca de baleia, bacalhau e arenque; pela agricultura intensiva de legumes, cereais e frutas; pela exploração das florestas; e pelos estaleiros da cidade portuária, Halifax.

6. Ilhas Árticas

Região localizada ao Nordeste do Canadá, na parte superior da Círculo Polar Ártico. São formadas por montanhas e picos gelados com elevadas altitude que chegam atingir 3.000m. Nesta área podemos encontrar algumas comunidades de esquimós.

NAFTA: North American Free Trading Agreement

Acordo do livre Mercado Norte-americano. A NAFTA é um tratado norte-americano de livre comércio, que envolve o Canadá, os estados unidos e o México em uma grande “atmosfera” de livre com um custo menor, para a troca de mercadoria entre esses três países. Ele só foi posto em prática no dia 1º de janeiro de 1994.

Os principais objetivos do Nafta são:

  • Banir as barreiras alfandegárias, facilitando assim o giro de produtos entre os territórios dos países membros;
  • Criar condições para que haja uma competição justa na área de livre comércio;
  • Fazer com que as oportunidades de investimento dos países aumentem;
  • Dar proteção apropriada garantindo os direitos de propriedade intelectual nos territórios;
  • Fazer com que os procedimentos sejam efetivos para que ocorra a implementação e aplicação do tratado.
  • Constituir futuramente uma estrutura de cooperação trilateral.
  • Fazer com que a imigração clandestina do México para os estados Unidos diminua.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados