Colégio Web

Hidrosfera

Publicidade

A hidrosfera é um conjunto de todas as águas do planeta, ela comporta todos os rios, lagos, lagoas, mares, águas subterrâneas, marinhas, salobras e glaciais. Ela é considerada uma divisão da biosfera.

A hidrosfera é a parte líquida contida no planeta. Nos oceanos, ela corresponde a quase que 97,2% da água que totaliza 2/3 de toda a superfície do planeta em termos de cobertura oceânica.

Em termos continentais, a superfície do planeta tem percentuais bem menores com abrigo de águas. É o caso dos rios, lagos com água em estado totalmente líquido, geleira com água em estado sólido. De acordo com os especialistas, as geleiras representam a maior reserva de água doce no planeta Terra. Há, também, nas áreas continentais, os lençóis freáticos e aquíferos. Ao final, a água contida na atmosfera passa a ser representada em formato de vapor, que também são mais do que úteis no processo de precipitação.

A água, na hidrosfera, fica portanto dividida da seguinte maneira:

Calotas de gelo e geleira: 2,15%
Água na atmosfera: 0,001%
Água no subsolo: 0,62%
Águas superficiais (rios, lagos e biomassa): 0,029%
Oceanos: 97,2%

A origem da água, de acordo com as pesquisas, está ligada aos processos de resfriamento da Terra. A partir dos vulcões que sempre expeliam diversos gases, junto com o vapor de água, esses processos foram passando por evaporações que favoreceram a existência das chuvas.

Fundamental para a manutenção da vida, independente de qual seja o seu uso, a água permite a renovação dos ciclos. É o caso da bactéria ou mesmo o primeiro ser vivo que se tem notícia: tribolita. Ou os seres da água que saem dos espaços em que vivem e passam a ser anfíbios logo em seguida. A evolução os permitiu chegar à condição de réptil e assim por diante.

É bem comum estudarmos os estados físicos da água para poder compreende-la em suas diferentes especificidades. São eles: líquido, gasoso e sólido.

Os organismos vivos que ficam ou depende da água também entra nesse conjunto (hidrosfera). Quando se tem hidrosfera junto com atmosfera, podemos dizer que essa junção permite a vida no planeta terra, que formam os principais combustíveis fosseis, como petróleo e carvão. Existe também a hidrosfera da terra que é composta por oceanos, e em média a profundidade de um oceano é de 3794m, cinco vezes mais a altura de um continente.

O planeta terra é o único do sistema solar que podemos encontrar a água no estado líquido.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados