Colégio Web

Fotografia

Publicidade

13. Fotografia

Grãos de um halogeneto de prata (normalmente Ag+ Br-), constituem a película do filme fotográfico sensível a luz, esses halogeneto estão espalhados na gelatina de acetato de celulose.

Revelação

Utiliza-se um redutor orgânico, a hidroquinona, para tratar o filme que foi exposto, esse tratamento é executado no escuro. São reduzidas á prata metálica as partículas de AgBr pela exposição de luzes sensíveis, a hidroquinona é oxidada a quinona, na função de catalisadores da reação estão os átomos de prata que formam a imagem latente. Vejamos:

O negativo possui a grande quantidade de prata metálica espalhada nele, sendo a região mais clara do objeto fotográfico.

Os tons de cinza aparecem nas áreas na qual, os grãos de AgBr forma expostos medianamente, o branco aparece nas áreas em que não ocorreu o contato com a luz, neste caso o AgBr não é reduzido.

Positivo

Para obter uma cópia positiva, seguem-se basicamente as mesma etapas da negativa.

É necessário colocar o negativo sobre um papel fotográfico contendo uma camada de AgBr em gel, a luz atravessa o negativo e chega ao papel fotográfico, é inversa a quantidade de luz que atravessa o papel, e desta forma é relacionada inversamente a quantidade de prata metálica no negativo, ocorre que todas as partes claras do negativo se correspondem as escuras do positivo, vice-versa. 

Os raios X impressionam uma chapa fotográfica.

 

A esquerda o raio X de um plumão normal.
A direita o raio X de uma pessoa tabagista, com derrame pulmonar.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados