O ato de manter os dentes saudáveis é fundamental para que se tenha saúde e a qualidade de vida, já que com dentes bem cuidados é possível se realizar um processo de mastigação sem dores e acima de tudo eficiente, mas principalmente melhorar a autoestima.

dia-mundial-do-dentista

O profissional dentista é apto a cuidar da saúde e da estética bucal, graças a este papel importante este profissional é devidamente homenageado em uma data específica, que é chamada de Dia Mundial do Dentista.

Muitas pessoas pensam ao contrário, mas a visita ao dentista é fundamental até quando não houver dores nos dentes, levando em conta que este profissional deverá analisar de forma detalhada toda a integridade dos dentes, e se a higiene ocorre de forma adequada. Em uma análise mais minuciosa é possível se prevenir e evitar um agravamento dos problemas dentais mais sérios.

Para ter uma melhor saúde bucal, é interessante visitar seu dentista de forma regular, e conversar sobre o seu número de visitas anuais. Procure ainda escovar os dentes de forma adequada, e se utilize de uma escova que possa permitir uma escovação dos dentes mais ao fundo da boca.

Como surgiu a odontologia no Brasil e a comemoração da data

dia-mundial-do-dentista-2

Mundialmente falando, a primeira escola de Odontologia do mundo foi criada no ano de 1840 nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, o ensino odontológico começou sempre ligado as faculdades de Medicina no Rio de Janeiro e também na Bahia no ano de 1884.

Todo o exercício da Odontologia de território brasileiro acabou sendo regulamentado a partir de 1966 pela lei de número 5081. A partir desta lei apenas é permitido se exercer a profissão os que foram habilitados por escolas ou faculdades de forma oficial, e reconhecida após os registros de diploma na Diretoria de Ensino Superior através do Serviço Nacional de Fiscalização da Odontologia, isto em uma repartição sanitária estadual e competente, que proporciona a inscrição no Conselho Regional de Odontologia.

Este profissional é homenageado a cada dia 03 de outubro data considerada como o Dia Mundial do Dentista. Este profissional tem a responsabilidade por extrair, restaurar, limpar e principalmente clarear os dentes, instalar as próteses, combater as doenças de gengiva, e fazer a sua orientação de higiene bucal. Já no dia 25 de outubro, se comemora o Dia Nacional do Dentista e o Dia da Saúde Dentária.