Colégio Web

Dia de Nossa Senhora Aparecida – 12 de outubro

Entenda o verdadeiro motivo do feriado do dia 12 de outubro.

Publicidade

Saiba que a aparição da imagem aconteceu durante o ano de 1717 época das Capitanias Hereditárias. Os governantes das capitanias estavam de passagem pelo Vale do Paraíba, e animados com a visita, o povo da região resolveu fazer uma festa, chamando por três pescadores para lançar redes nos rios e pescando bons peixes.

dia-de-nossa-senhora-aparecida-2

Em meados de outubro, não era a época de peixes. Em contrapartida não se podia contradizer o pedido, e então o povo rezou pela proteção e a benção de Deus para que pudessem voltar á terra com fartura. Após várias tentativas sem sucesso, de forma surpreendente eles pescaram o corpo de uma imagem, depois disto lançaram as redes novamente e pescaram uma cabeça que se encaixou ao corpo.

Após a realização deste encontro, que é celebrado todo o dia 12 de outubro, o barco se encheu de tantos peixes que quase virou. A partir disto, a devoção a santa acabou se espalhando, inicialmente nas casas, e após isto se construiu uma capela, depois uma basílica, até que chegamos ao quarto maior santuário do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida, que fica em Aparecida, no interior do estado de São Paulo.

Algumas curiosidades de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil

É interessante citar que alguns acontecimentos ao final de 1995 acabou chamando a atenção para Maria Santíssima, como é venerada a Santa em Aparecida do Norte. No ano de 1930 ela foi proclamada como a Padroeira do Brasil, com o nome de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

dia-de-nossa-senhora-aparecida

Existem diversos relatos de aparições e milagres da santa, tantos que inclusive provocaram fervor ao povo. Conta-se por exemplo, que um escravo, na região, pedia por perdão dos pecados, e implorava proteção de Nossa Senhora Aparecida diante de sua imagem. Como na época os escravos eram acorrentados, as correntes magicamente saíram das mãos do escravo.

Foi o Papa Pio XI que proclamou Nossa Senhora Aparecida como a Padroeira do Brasil.

Levando isto em conta, o grande e santo Papa Pio X foi quem acabou autorizando e abençoando desde o Vaticano, a coroação da imagem sendo de Nossa Senhora em 04/09/1904.

A atual basílica por sua vez, foi concluída no ano de 1984 depois de 29 anos de construção. E nesta é possível receber até 70 mil pessoas, em todo o mundo somente a Basílica de São Pedro em Roma é maior.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados