Colégio Web

Dia das Nações Unidas – 24 de outubro

Entenda a importância da data que celebra a união entre os países.

Publicidade

Temos a Organização das Nações Unidas nascida de forma oficial em 24 de outubro de 1945, esta foi uma data onde a sua carta foi ratificada pela maior parte dos 51 estados Membros fundadores. Este dia é anualmente celebrado em todo o mundo, como o Dia das Nações Unidas.

dia-das-nacoes-unidas

O objetivo da ONU é o de unir todas as ações do mundo, em prol da paz e desenvolvimento com base em princípios da justiça, dignidade humana e o bem estar de todos. A partir disto, é possível se dar aos países uma oportunidade de levar em conta a interdependência do mundo, e interesses nacionais para buscar soluções de problemas internacionais.

São ao todo 193 Estados Membros, que poderão se reunir na Assembleia Geral, o que é o mais parecido com um parlamento mundial. A partir disto, cada país que seja grande ou pequeno, conta com um único voto, em contrapartida, todas as decisões tomadas não são devidamente vinculativas.

Sua sede fica localizada em Nova Iorque, mas o terreno e os edifícios fazem parte de território internacional. Na Europa sua sede fica localizada na Suíça em Genebra. A partir disto, o Secretariado das Nações Unidas é chefiado através do Secretário Geral. O logo que a ONU utiliza, representa o mundo rodeado de ramos de oliveira, o que é considerado o símbolo da paz.

Curiosidades sobre a data

ONU

Saiba que em 24 de outubro, é possível se celebrar o Dia da ONU, a Organização das Nações Unidas, em uma referência para a data da sua fundação, esta que teria acontecido no ano de 1945 em uma substituição de outro órgão que era chamado de Liga das Nações, extinto em razão de emergências da Segunda Guerra Mundial.

Ao finalizar este processo, foi assinada a Carta das Nações Unidas em junho do mesmo ano, dando origem à ONU onde seu funcionamento entrou em vigor a partir de 24 de outubro, uma data que marca o aniversário do órgão.

Além da UNICEF, alguns órgãos importantes que fazem parte da ONU temos Organização Mundial da Saúde, a UNESCO, entre outros órgãos diversos. Atualmente, a ONU acaba contando de forma atual com uma participação de 189 nações, sendo assim considerado como um grande avanço no mundo. A comemoração celebra basicamente e principalmente toda a alegria e paz que devemos ter no mundo.

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados