Colégio Web

Dia das Crianças – 12 de outubro

1

Publicidade

Em 1920, um deputado federal conhecido como Galdino do Vale Filho passou a desenvolver a ideia de que era necessário formular uma data para a celebração da criança no Brasil. A medida foi aprovada pelos demais deputados e assim, durante o governo de Arthur Bernardes, foi decretado que o 12 de Outubro seria o Dia das Crianças. Por meio do decreto no 4867, de 5 de novembro de 1924.

Depois da década de 1960, a fábrica de Brinquedos Estrela realizou uma promoção com a Johnson &Johnson e lançou a “Semana do Bebê Robusto”. A ideia era ampliar as vendas. Em seguida, outras empresas começaram a imitá-las com as semanas das crianças. Assim, em 1961, todos os fabricantes de brinquedos começaram a pensar o 12 de outubro como um dia lucrativo. As pesquisas apontam que, depois do Natal, o Dia das Crianças acaba sendo o mais lucrativo para os representantes do comércio.

Com um cunho mais voltado para o social, a Organização das Nações Unidas (ONU) celebra o dia das crianças para 20 de novembro, quando também foi aprovada a Declaração dos Direitos das Crianças em várias nações.

Dia das Crianças em outros países

2

Para os japoneses, a data é comemorada em 5 de maio. Lá, os meninos fazem exposições de bonecos que lembram os samurais. Já as meninas, comemoram o Dia das Crianças em 3 de março, com exposições de bonecas. Na China, o dia 5 de maio também é celebrado de forma bastante festiva.

Na Nova Zelândia não há uma fixação em data, mas sempre no primeiro domingo de março. Diferente de outros países, a data não serve para o ganho de presentes. Lá, esse dia é reservado para brincadeiras, risos e celebração entre as famílias.

No Moçambique, as crianças comemoram em 1 de Junho. A data foi escolhida por ser o período em que, no passado, muitas crianças bem jovens acabaram sendo mortas de forma cruel pelos nazistas, em junho de 1943.

O dia das crianças não deve ficar restrito a uma data meramente comercial. Dessa forma, as crianças crescem com a ideia de que os bens materiais são a única fonte de referência de afetos em suas vidas. Especialmente em um país com tantas desigualdades sociais como o Brasil, surge a necessidade de explorar o sentido da data como uma forma de proteger as crianças, transmitindo conhecimentos que as construam como seres melhores para o futuro. O presente dado à criança deve sempre vir acompanhado de aprendizados e nunca sozinho.

Leia também: Dia das Crianças – Origem e Curiosidades

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados