Colégio Web

Dia das Bruxas – 31 de Outubro

Dia das Bruxas

Publicidade

O dia das bruxas é comemorado em 31 de outubro e recebe o nome de Halloween. A celebração foi motivada no século XIX e tudo começou porque o povo irlandês levou a festa para os Estados Unidos. Lá, o dia das bruxas é considerado uma festa infantil, quando a maioria das crianças se veste a caráter e passa nas casas em busca de doces, dizendo “tricks or treats” (travessuras ou gostosuras). Existe uma lenda de que nessa data os espíritos dos mortos voltariam para assombrar os vivos.

As pessoas tinham muito medo de serem possuídas por esses espíritos e, por isso, todo dia 31 de outubro era reservado para apagar todas as fogueiras de suas casas, para que elas ficassem frias. Além disso, as pessoas se vestiam de bruxas e caveiras para assombrar tais espíritos.

Diferentes origens

Mesa ornamentada para Halloween

A festa do dia das bruxas passa por várias concepções históricas. Há quem diga que é uma reprodução da tradição dos povos da Grã Bretanha e Gália, por volta de 600 a.C e 800 d.C.

N os Estados Unidos teria passado por adaptações. Nas origens pagãs, há consonância com as celebrações celtas. Ao invadir as ilhas britânicas, os romanos misturaram as culturas. Até mesmo os detalhes da tradição na Celta foram temporariamente esquecidos. Mas, lá a festa era chamada de “Samhaim”, entre 5 e 7 de novembro, marcando por uma semana a retomada do ano celta. Reza a lenda que, nesses dias, os espíritos dos mortos viam auxiliar os familiares a encontrarem novos mundos. Era como se eles estivessem celebrando a existência do céu e inferno.

Já nas tradições católicas, a data passou a ser observada no século IV. Na Síria, o catolicismo passou a considerar tal dia como uma celebração a Todos os Mártires. Três séculos depois, um papa conhecido como Bonifácio colocou o dia como celebração de Todos os Santos. Em 840, a data passou a ser celebrada de forma universal.

Todo dia 31 de outubro é começado com vigílias. Em inglês, “All Hallow’s Eve” (vigília de Todos os Santos). Depois, chamada de “All Hallowed Eve” e “All Hallow Een” até chegarmos ao termo atual que é “Halloween”. Há ainda a versão de que os católicos planejaram toda essa sistemática para eliminar os ritos pagãos da Samhaim. Qualquer que seja a origem, a festa de Halloween representa hoje um espaço comercial. As pessoas se divertem com mais uma comemoração inusitada no calendário festivo em cada ano.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados