Colégio Web

Dia da Força Aérea Brasileira – 11 de outubro

Saiba mais sobre essa importante data comemorativa para o Brasil.

Publicidade

A FAB foi criada em 20 de janeiro de 1941, junto do Ministério da Aeronáutica na época do Estado Novo, comandado por Getúlio Vargas. A ideia era unificar as entidades já existentes, aviações militares e naval, tornando as mesmas mais organizadas e sofisticadas.

dia-da-forca-aerea-brasileira

Temos Joaquim Pedro Salgado Filho como o primeiro homem que acabou por chefiar este ministério. A partir da criação do Ministério da Aeronáutica e da FAB foi que o Brasil investiu de forma pesada na criação de infraestrutura, bem como em todas as bases aéreas.

Um ponto bastante interessante e curioso é perceber que o símbolo da Força Aérea Brasileira na época da Segunda Guerra era um desenho de uma avestruz que empunhava um revólver e uma espécie de escudo com um cruzeiro do sul estampado. Logo abaixo deste desenho, existe uma expressão escrita “Senta a pua” o que mostra a imagem de um ferrão de uma espora aguda. Este é o símbolo devidamente elaborado pelo capitão aviador Fortunato Câmara de Oliveira, que era cartunista, e ficava estampado nas aeronaves da FAB.

Por que o dia 23 de outubro é o dia de comemorar o Dia da Força Aérea?

dia-da-forca-aerea-brasileira-2

Nesta data comemoramos duas situações, o Dia da Força Aérea Brasileira, além do Dia do Aviador, nesta data acabou sendo realizado no ano de 1906 o primeiro voo bem sucedido de Santos Dumont a bordo do seu avião 14 – Bis em Paris. Foi Dumont que conseguiu um voo de 70 metros de altura, provando assim a capacidade de dirigibilidade de um aeroplano. Em soma disto, houve a criação da Força aérea Brasileira no Contexto de Segunda Guerra Mundial, endossando a comemoração do dia 23.

Um dos primeiros aviões da FAB teve um caráter de patrulha das costas marítimas, foi no ano de 1941 que o Brasil ainda era neutro com relação a Guerra, em contrapartida, mesmo assim as recém criadas bases aéreas eram utilizadas pelos americanos.

Os primeiros aviões brasileiros que começaram seus primeiros combates contra os submarinos alemães começaram a se mostrar presentes após estes eventos. Durante a primeira década do século XX, mediante acordos governamentais, o Brasil contratava militares franceses com um objetivo de treinar pilotos da Marinha e do Exército, visando assim implementar uma Força Aérea Brasileira. Esta data comemorativa reforça de forma significativa a participação do Brasil na aviação mundial e a sua importância.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados