Colégio Web

Dicas para se concentrar nas aulas

Para te ajudar nessa empreitada é que nós separamos algumas dicas muito importantes que podem te ajudar a ficar mais concentrado durante a aula.

Publicidade

Muitas vezes nosso cérebro parece teimar em não querer se concentrar no que realmente é importante. Com a tecnologia que existe hoje não é nada difícil você perder o foco e acabar se distraindo com coisas bobas e pouco importantes como jogos, vídeos, músicas, entre outros, pois está tudo sempre ali ao seu alcance.

Mas esse não é o único fator que faz tantas pessoas não conseguirem se concentrar em sala de aula, há ainda fatores como colegas de classe, com quem você fica conversando a aula toda, e, é claro, também o cansaço, muitas pessoas não dormem direito antes de ir para a aula e isso acaba fazendo com que elas se distraiam facilmente.

Mas sempre há formas de você conseguir combater todos esses fatores que querem insistentemente te levar para um lado que não é nem um pouco legal e que pode atrapalhar muito seu futuro, já que na hora das provas e dos vestibulares todo esse conhecimento será cobrado e se você não tiver prestado atenção vai acabar ficando para trás.

Para te ajudar nessa empreitada é que nós separamos algumas dicas muito importantes que podem te ajudar a ficar mais concentrado durante a aula. Essas dicas englobam coisas antes, durante e depois das aulas, pois o aprendizado é algo continuo e depende de você a todo momento. Confira a seguir.

Dicas para se concentrar nas aulas

Antes da aula

Como eu disse, o cansaço é um fator que contribui bastante para que você não consiga se concentrar como deve em sala de aula, por isso é importante ter algumas coisas em seu dia a dia que você deve fazer antes da aula para que possa chegar com a concentração em dia.

Primeiro, separe todo o seu material e roupa da escola no dia anterior, assim você terá que se preocupar com menos coisa no dia da aula, isso vale principalmente para quem estuda de manhã e alguns minutos a mais de sono podem ajudar muito.

Dormir durante 8 horas pelo menos todos os dias também é muito importante pois mantém sua capacidade cognitiva sempre em patamares altos.

Durante a aula

Durante a aula você deve afastar todo e qualquer tipo de distração que possa existir. Tente sentar longe daqueles colegas com os quais você costuma conversar muito para evitar a tentação, também deixe apenas o material necessário em cima da mesa. Nada de tocadores de música, celular, ou qualquer outra coisa que possa te distrair. Deixe isso para o intervalo.

Se você é daqueles que não resiste e acaba pegando o celular na mochila, então talvez seja melhor nem mesmo levar ele para a sala de aula, assim você não ficará tentado.

Dicas para se concentrar nas aulas

Por último, é importante anotar o que está na lousa e o que o professor diz e que você considere importante, sempre participe da aula com perguntas para manter o seu interesse e concentração.

Depois da aula

Depois da aula sua prioridade é fazer toda a lição e trabalhos que tenha que fazer, estudar a matéria do dia é um jeito bom de fixar o que foi aprendido e se manter concentrado e preparado para as aulas do dia seguinte.

Se gostou de nossas dicas, compartilhe com seus amigos e comente abaixo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados