Colégio Web

A hegemonia inglesa

Publicidade

 

O fim do período em que se viu o Brasil Regência foi marcado pela entrada do partido liberal no poder com a liderança de D. Pedro II, após deflagrado o golpe da maioridade. De modo amplo, o interesse liberal e do bloco conservador acabou sendo atendido o que gerou períodos de maior tranquilidade econômica. Houve uma robustez nas estruturas da oligarquia e o parlamento seguia forte como instância decisiva.

A ideia do parlamento inglês bem sucedido era vista com bons olhos em solo brasileiro. Na Inglaterra, era quem executava e cuidava das decisões do rei. Já no Brasil, os o monarcas governavam com maiores influências dentro do parlamento. Daí que este modelo brasileiro passou a ser chamado de “Parlamentarismo às avessas”.

Ao longo do Segundo Reinado alguns tratados do comércio no Brasil foram rompidos com a Inglaterra. A novidade foi a criação da tarifa Alves Branco, como medida de alfândega para que o Brasil se visse mais disposto a ter suas próprias produções. A ampliação da renda do brasileiro era o principal foco de tal medida já que além de importar, havia uma alta política de preços maiores praticada por parte da Inglaterra.

 

Na Europa, a Revolução Industrial eclodia, o que já possibilitava o aparecimento de novas potências, além da inglesa. Os impulsos industriais no Brasil foram somados ao fortalecimento da produção de café e o intenso tráfico de escravos. Assim, o açúcar inglês não tinha muito espaço para entrar no país. A tensão foi instalada entre brasileiros e ingleses do ponto de vista econômico. Para piorar, uma embarcação da Inglaterra acabou naufragando nas costas brasileiras, o que deixou as embaixadas em estado de alerta. O monarca da Bélgica teve que mediar o impasse e foi favorável ao Brasil. A Inglaterra não se deu por vencida e continuou a cobrar pelos prejuízos da tripulação.

O gestor brasileiro D. Pedro II não quis aceitar as pressões da Inglaterra e rompeu relações com o país. Assim ficou chamada a Questão Christie quando, de certa forma, o Brasil ganhou independência em relação aos ingleses. Só muito depois é que houve retomada das negociações financeiras entre os dois países. Em resposta à decisão e D. Pedro, os ingleses declaração a Bill Aberdeen, uma legislação que proibia o tráfico negreiro, ou o permitia apenas com intervenções da marinha inglesa.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados