Colégio Web

Nova Zelândia

2A Nova Zelândia é uma nação independente localizado no Pacífico sul, formada por duas ilhas, a Ilha Norte e a Ilha Sul, bem como outras ilhas bem menores. Wellington, capital da Nova Zelândia, tem área de 270.500 km², o que corresponde a quase que o Estado de São Paulo. Na Nova Zelândia, uma população de 4 milhões e 420 mil habitantes, com muita descendência europeia e nativos maori, oriundo do polinésio. O cristianismo, a crença maori e grupos sincréticos compõem a teia religiosa do país. O inglês e o maori são as línguas oficiais. Já em termos econômicos, usa a moeda norte americana, o dólar da Nova Zelândia. Os Maori usam a expressão “Aotearoa” para dizer que sua pátria é uma “terra da longa nuvem branca”.

Publicidade

Povos ascendentes polinésios já moravam nesta região há cerca de 1000 anos, quando os maori chegaram ao local. Em seguida, os europeus na pessoa do navegante holandês Abel Tasman m 1642 que mapeou as ilhas e fez outras viagens com o capitão inglês James Cook para explorar todo o litoral até 1769. Ao iniciarmos o século XIX, aspectos do extrativismo, da caça às focas e baleias passaram a atrair mais europeus para a Nova Zelândia.

1Em 1840, a Inglaterra propõe acordo ao povo maori por meio do Tratado de Waitangi, exercendo mais poderio inglês na região. A colonização inglesa se dá com conflitos e ocupações até 1860, com mortes, guerras e muita desolação.

Maori e governos constitucionais                                         

Em 1850 é demarcada a constituição de um governo. Os maori conseguem ter espaço no parlamento apenas em 1867. No aspecto do desenvolvimento econômico, a pecuária é observada com pujança. Reformas sociais são demandadas para que o bem estar social seja observado na região. Mas, com o domínio dos ingleses, muito caminho se tinha pela frente. Em 1907 a Nova Zelândia foi declarada como domínio dos ingleses. A autonomia só chegou a partir de 1947 com o Estatuto de Westminster em 1947, que formalizou relações antigas. O povo maori foi sendo miscigenado com o europeu e houve uma mistura cultural. Nas últimas décadas, tem melhorados suas condições de vida e buscado manter as tradições seculares.

Nova Zelândia
A Nova Zelândia é um país formado por duas ilhas extensas. Está localizado no Sudeste do Oceano Pacífico. Sua capital é a cidade de Wellington. 

Nas planícies da ilha do Sul, destaca-se a produção de trigo, cevada, batata, e a criação de ovinos e bovinos, para a produção de lã, carne e laticínios.

Na ilha do norte, estão concentrados os principais pólos industriais, onde se destacam os setores de produtos eletrônicos, têxteis e alimentícios. Estão localizadas nesta área as principais cidades do país: Auckland e a capital Wellington.

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados