Colégio Web

Dia do Inventor – 4 de novembro

Data relembra aqueles que criaram e que ainda criam importantes inovações para o dia a dia.

Publicidade

A grande maioria das coisas que fazem parte do dia a dia das pessoas foi inventado por uma outra pessoa, ou um conjunto delas quando estamos falando de algo resultado de uma pesquisa em grupo. Mas, na grande maioria dos casos, relacionamos mais a ideia de invento com aquelas coisas que estão relacionadas com a tecnologia.

dia-do-inventor-2

O fato é que o dia 4 de novembro foi definido como sendo a data para lembrar a importância das contribuições que estas pessoas conseguiram ao longo da sua vida, definida assim como o Dia do Inventor.

A definição de invenção é algo que gera uma certa controvérsia na história humana, uma vez que nem todos os historiadores conseguem apontar aquele que poderia ser considerado como a primeira invenção da humanidade, ou o primeiro inventor. Em diversos livros de história,  a pessoa que aparece sendo creditada pela primeira vez como um inventor teria sido o filósofo Grego Arquimedes.

Ele, inclusive, teria proferido a famosa palavra “Eureka!” ao ter descoberto a chamada lei do empuxo (que fala que todo corpo mergulhado num fluido sofre uma força de baixo para cima). Mas, antes disso, diversas outras invenções já existiam e tornavam a vida das pessoas muito mais fácil para tarefas do cotidiano.

A roda, por exemplo, é tida como uma das primeiras e mais importantes invenções da história da humanidade. Mas, diferentemente de outras grandes descobertas da tecnologia, a roda é considerada como uma invenção coletiva, uma vez que não pode ser atribuída a uma única pessoa.

Origem e curiosidade sobre o Dia do Inventor

dia-do-inventor

De acordo com os registros históricos, o Dia do Inventor teria sido idealizado pelo inventor alemão Gerhard Muthenthaler, com o objetivo de incentivar as pessoas a terem mais ideias para um mundo melhor e claro para relembrar os grandes inventores existentes no mundo.

O Brasil conta com importantes contribuições no campo de invenções e que acabaram ganhando o mundo, de uma forma ou de outra. É o caso da fotografia, uma vez que o homem que descobriu a primeira forma de gravar imagens com o uso da luz era brasileiro.

Outra invenção que teria nascido no Brasil, mas que acabou sendo atribuída a outras pessoas foi o avião, com Santos Dumont sendo considerado como o pai da aviação. Mas, neste caso, nem todo o mundo reconhece o brasileiro como sendo o criador de uma das invenções mais importantes da história da humanidade.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados