Colégio Web

Dia do Cinema Brasileiro – 5 de novembro

Conheça um pouco mais sobre esta data tão especial para a cultura do Brasil e suas curiosidades

Publicidade

Esta é uma data muito especial para a cultura do nosso país, data que conta como referência, as primeiras gravações cinematográficas que foram realizadas no Brasil.

dia-do-cinema-brasileiro

O Dia do Cinema Brasileiro é celebrado na data e 19 de junho, uma data escolhida devido aquele que teria sido o primeiro dia que teriam sido feitas imagens a partir da tecnologia do cinematógrafo no Brasil. O dia 19 de junho de 1898 que mudou completamente a perspectiva do mundo do vídeo no país.

Estas imagens foram gravadas a bordo do navio Brésil, que saiu de Bordeaux na França onde um especialista, que tinha acabado de fazer um curso sobre a operação de cinematógrafos, e de lá, acabou trazendo assim um dos equipamentos para o Brasil. Todas as imagens são impressionantes, e capturam o cenário da Baía de Guanabara bem diferente da vista atualmente, no Rio de Janeiro.

Nos primeiros anos do século XX, os irmãos Segreto acabaram filmando dezenas de filmes, e deram a partir disto os primeiros passos para assentar as bases de cinema no Brasil. Nas próximas décads, outras personalidades acabaram se destacando na produção de cinema. Humberto Mauro por exemplo, teve um destaque com filmes como por exemplo “Ganga Bruta” e “Alô, Alô Carnaval”, que foi o pontapé de uma ampla aceitação popular.

Algumas curiosidades sobre o cinema brasileiro

dia-do-cinema-brasileiro-2

No ano de 1973 foi criado no Brasil o Festival de Cinema de Gramado, este realizado anualmente na cidade de mesmo nome na Serra Gaúcha. O troféu, que foi conhecido como kikito é uma figura solar risonha, que é esculpida em bronze.

Até o ano de 2014 nenhum filme brasileiro havia ganhado o Oscar de melhor filme estrangeiro, o que é uma grande injustiça já que existem em diversas épocas produções nacionais de grande qualidade.

Muitas pessoas comemoram também o Dia do Cinema Brasileiro em 5 de novembro, já que nesta data, em 1896 acabou ocorrendo a primeira exibição de forma pública de um filme em terras brasileiras. A exibição aconteceu, não diferente, talvez na capital mais cultural do Brasil, o Rio de Janeiro.

O filme de maior bilheteria do cinema de todos os tempos foi Tropa de Elite 2 do ano de 2011. O filme marcou um número recorde de expectadores, onde mais de 11 milhões de pessoas assistiram ao longa.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados