Colégio Web

Dia da Bandeira – 19 de Novembro

1

Publicidade

No dia 19 de novembro é comemorado o Dia da Bandeira brasileira. Foi nesta mesma data, no ano de 1889, que ela foi idealizada. Trata-se de um emblema que simboliza a nossa pátria. Todos os anos, no dia 19 de novembro, acontecem celebrações em todo o Brasil homenageando a simbologia deste elemento pátrio, sempre acompanhadas da execução do Hino da Bandeira. Nesta data também são queimadas as bandeiras velhas.

Em dias de festas ou luto em órgãos públicos, ou mesmo situações em que o Brasil está sendo representado, a bandeira deve ser erguida. Mas, durante a noite ela não pode ficar erguida, exceto se estiver iluminada. As 27 estrelas presentes na bandeira representam os 26 Estados do Brasil e o Distrito Federal.

A comemoração em 19 de novembro passou a acontecer depois da Proclamação da República. O final do período do Império (1822-1889) era simbólico para o país.

Do ponto de vista do desenho, houve a substituição do desenho feito por Jean Baptiste Debret para a bandeira do Império, por um novo desenho composto por Décio Vilares para a bandeira republicana. O Brasil passava por mudanças naquele período: sair de império para o status federação é o que se pensa para uma nação que pretendia tornar-se Estadista. A identidade do povo brasileiro começava a ser desenvolvida, a ideia de patriotismo real.

Qual a importância da bandeira?

2

Uma bandeira não se restringe a simbolizar apenas o Estado-nação. Não serve apenas para a representação de um único país, mas de várias regiões e estados. A bandeira é uma representação de esfera social. Daí os times de futebol, torcidas, as instituições religiosas também terem suas bandeiras. Até o exército e espaços comerciais também adotam o símbolo.

Na antiguidade, começou a surgir a ideia de bandeira. O exército fazia constante uso da mesma, que também para reconhecimento dos soldados. Hoje, com a diversidade de povos, a bandeira continua exercendo seu papel. Isso fica claro em competições mundiais como as copas do mundo ou Olimpíadas. Daí que o dia da bandeira é realmente importante. Mas, não deve ficar restrito a apenas uma formalidade. O País precisa ter em mente que a própria bandeira precisa ser respeitada.

Que o povo desse país precisa de respeito. É o que ficou claro nos últimos momentos de manifestação no Brasil ao longo de 2013 e 2014, períodos em que a nação se perdeu em escândalos de corrupção. Do outro lado, nos Estados Unidos, o uso da bandeira é constante e não apenas em casos isolados da necessidade de buscar o nacionalismo entre seus cidadãos.

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados