Colégio Web

Índice de leitores brasileiros

Você gosta de ler? De acordo com pesquisas, o número de leitores diminuiu em 2012.

Publicidade

A Fundação Pró-Livro e o Ibope Inteligência encomendaram dados da pesquisa Retratos da Leitura de 2012, que apontou que os hábitos de leitura estão perdendo espaço para a televisão, reunião entre amigos, parentes e diversão na internet.

Segundo a pesquisa num total de 95,6 milhões de leitores registrados em 2007, apenas 88,2 permanecem em 2011, o que corresponde a 50% da população total de brasileiros com 5 anos ou mais (178 milhões).

O índice simboliza uma redução de 9,1% leitores ao mesmo tempo em que a população aumentou 2,9% neste mesmo período.

Dentre os mais de cinco mil entrevistados em 315 municípios brasileiros, só são considerados como leitores de fato, aqueles que leram ao menos um livro nos últimos três meses anteriores a pesquisa, que foi realizada entre 11 de junho a 3 de julho de 2011.

Entre 2007 e 2011 o número de entrevistados que confirmaram o hábito de ler caiu 8 pontos percentuais, de 36% para 24%. Enquanto o número de indivíduos que afirmam praticar hábitos de lazer cresceu de 77% para 85%.

São 24% dos brasileiros com o habito de ler, para 85% com hábitos de ver TV e realizar atividades de lazer.

Representantes do Ibope inteligência e Instituto Pró-livro se manifestaram diante deste resultado, ressaltando que apesar da pulverização da leitura é preciso participação ativa dos professores, que são a maior influencia aos hábitos de leitura.

Segundo, Karine Pansa, presidente do Instituto Pró-Livro, é preciso uma grande batalha para que o Brasil alcance os índices de leitura considerados ideais.

A ministra da Cultura, Ana Holanda, complementa que é preciso incentivar a leitura nos jovens, afastando a ideia de que a mesma seja considerada uma obrigação escolar.

Os dados são preocupantes e servem de alerta também aos pais, responsáveis e educadores.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados