Aqui no Brasil temos uma série de medidas para impedir fraudes e colas durante as provas de vestibular, e especialmente durante o Exame Nacional do Ensino Médio, que hoje em dia é considerada a prova mais importante da vida dos alunos. Mas nada se compara ao esquema de segurança criado para vigiar a aplicação do vestibular na China.

Vestibular na China utiliza drones para evitar a cola 2

Por lá também existe uma espécie de Enem, chamado de gaokao, que é uma prova unificada que praticamente decide a vida dos estudantes que pretendem tirar um diploma de nível superior. Lá na China, o diploma é considerado fundamental para que as pessoas consigam um bom emprego, por isso o vestibular é muito concorrido.

Isso acaba obrigando a organização das provas a adotarem uma série de medidas para evitar qualquer tipo de fraudes, o que envolve uma grande quantidade de tecnologias. Até mesmo drones são utilizados para vigiar os participantes das provas.

Vigilância constante

As autoridades responsáveis pelo monitoramento da prova precisam adotar uma série de medidas para conseguir ver o que os estudantes estão fazendo. Por isso, os alunos precisam passar por uma série de detectores de metal na hora de entrar nos locais onde acontecem os exames.

Vestibular na China utiliza drones para evitar a cola

Não é permitida a entrada de smartphones ou relógios digitais na sala. Além disso, cada prova conta com um sistema que permite um rastreamento por GPS, acompanhando os lotes do local de armazenamento até a entrega, o que evita vazamentos antes da prova ser devidamente aplicada.

Alguns locais utilizaram um drone que conta com um scanner de rádio para detectar qualquer tipo de tentativa de comunicação que os alunos estejam tentando fazer de dentro das salas para o mundo exterior.

Mesmo com todo este esquema, milhares de participantes foram desclassificados ao serem pegos tentando colar ou trapacear nos exames.