Os estudantes devidamente inscritos para o processo seletivo vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) devem se preparar para começar a maratona de provas no próximo domingo, dia 8 de janeiro. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição, 33.459 candidatos estarão disputando um total de 4.017 vagas.

As provas serão aplicadas em diversos locais da capital Porto Alegre. Além disso, as provas também serão aplicadas nas cidades de Bento Gonçalves, Imbé e Tramandaí. Ao todo, estão sendo oferecidas 70% das vagas pelo vestibular, sendo que o restante será liberado apenas pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificado), com inscrições previstas para o mês de fevereiro.

Os estudantes poderão consultar as informações com relação ao local onde cada estudante deverá se apresentar através do site. Os estudantes deverão se preparar para quatro dias de provas, começando no domingo e indo até a quarta-feira. Todos os dias, as provas terão duração de 4h30min.

Provas

Confira as provas que vão ser aplicadas em cada um dos dias de provas da UFRGS:

  • Domingo – Física, Literatura e Língua Estrangeira
  • Segunda – Língua Portuguesa e Redação
  • Terça – Biologia, Química e Geografia
  • Quarta – História e Matemática

Cuidados

É importante que os estudantes fiquem atentos aos materiais que podem ser levados no momento das provas: além das canetas esferográficas, de cor preta e azul, os candidatos podem levar lápis e borracha, diferentemente do que acontece com o ENEM. Além disso, os candidatos podem levar garras de água e refrigerante transparentes e sem rótulas.

Durante as provas, os candidatos não podem consultar qualquer tipo de material, nem comunicar-se com outros candidatos e sequer utilizar qualquer tipo de equipamentos eletrônicos.