Depois de uma série de problemas identificados nos últimos meses relacionados aos abusos das tradicionais festas de recepção de calouros, a USP resolveu adotar a distribuição de um manual de orientações feito especialmente para as calouras aprovadas na última edição da seleção vestibular deste ano.

USP vai distribuir material com Manual da Caloura 2

De acordo com as informações que foram divulgadas pela assessoria de imprensa da USP, foram produzidos 15 mil exemplares do material que foi elaborado pela Marcha das Mulheres. A instituição de ensino reconheceu que está atendendo um pedido feito pelos coletivos femininos da universidade.

Direitos Humanos

O grande destaque deste novo material que está sendo entregue para os novos estudantes da USP é o fato da instituição de ensino não tolerar qualquer tipo de violação aos direitos humanos. No material o estudante também poderá encontrar, na íntegra, o código inteiro de ética da Universidade, com destaque para os códigos que falam especificamente sobre este assunto.

USP vai distribuir material com Manual da Caloura

Nesta cartilha também estão relacionadas muitas das denúncias que são feitas em relação aos abusos cometido nas recepções, especialmente os casos de estupros que são relatados por mulheres quando elas estão entrando na USP.

Um outro ponto de destaque deste material é a indicação de todos os coletivos feministas que atuam dentro dos campi, juntamente com o telefone de contato. Desta forma as estudantes que sofrerem qualquer tipo de abuso já saberão a quem recorrer, sem precisar perguntar nada para ninguém, o que já torna o processo menos doloroso para os calouros.