A Universidade de São Paulo (USP), através da Funvest, vai disponibilizar um total de 2.171 vagas em seus cursos para os alunos que optarem pelo acesso através do Sistema de Seleção unificada (Sisu). De acordo com as informações que foram divulgadas, o número vai representar um total de 24,39% de todas as vagas que poderão ser acessadas através do desempenho dos alunos no Enem.

usp-universidade-de-sao-paulo-brasil

Estão previstas 8.901 vagas para o ano de 2017.  Do total de oportunidades abertas em 2017, 512 serão destinadas a ampla concorrência, enquanto que 1.332 são destinadas aos estudantes que tenham cursado ensino médio integralmente em escolas públicas. Outras 327 oportunidades serão destinadas aos alunos de escolas públicas que autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Apesar do aumento da quantidade de vagas disponibilizadas através do Sisu, existem ainda algumas faculdades que já afirmaram que não vão aderir ao processo seletivo unificado, continuando a oferecer suas vagas apenas através do vestibular próprio da USP, tais como o Instituto de Física e a Escola de Engenharia de São Carlos.

Nota de corte elevada

USP lidera ranking de melhores universidades da América Latina em 2015

Um dos principais problemas enfrentados pelos alunos que tentaram acessar uma das vagas disponibilizadas pela USP no Sisu deste ano de 2016 foi a nota de corte muito elevada. Nenhum aluno foi selecionado através do Sisu para os cursos ofertados, por isso a instituição deverá rever este critério para o próximo ano.