O relato de três alunos do curso de medicina da USP afirmando que elas foram estupradas durante uma das festas que aconteceram no campus vai provocar uma série de mudanças em relação as políticas da instituição em relação as liberdades concedidas aos estudantes. Medidas como a suspensão total de festas dentro de campus e também a eliminação completa do álcool estão previstas.

USP pode proibir festas e qualquer tipo de consumo de bebida alcoólica no campus

A instituição ainda não formulou nenhuma proposta concreta do que será feito daqui para frente para tentar evitar os muitos problemas que as festas que os estudantes fazem dentro da instituição acabaram causando para a USP nos últimos anos. Mas uma série de propostas já estão circulando na instituição, e todas elas deverão formar um grande pacote de mudanças.

De acordo com as informações que foram levantadas pela imprensa, as medidas deverão ser apresentadas oficialmente no próximo dia 26, quando acontecerá a reunião da Congregação de Medicina da USP.

Mudanças radicais

USP pode proibir festas e qualquer tipo de consumo de bebida alcoólica no campus 2

A ideia principal por trás das mudanças e medidas que serão apresentadas é ser muito menos tolerante com qualquer episódio de abuso em festas dentro dos campi da USP. A principal decisão que deverá ser tomada é a proibição total de qualquer tipo de comercialização e consumo de bebida alcoólica nas dependências da USP.

O mesmo caminho deverá tomar as festas que acontecem dentro do USP. Esta semana o diretor da faculdade de medicina já proibiu todas as festas dentro das dependências do campus por uma semana, contando a partir do último dia 17 de novembro.

Todas as medidas que serão apresentadas estão sendo criadas a partir de um relatório criado por uma comissão que está investigando os abusos cometidos dentro destas festas. Além dos problemas relacionados as bebidas, a comissão também já identificou sérios problemas envolvendo drogas, segurança e abusos físicos.