O campus da USP de São Carlos lançou um curso destinado a ensinar os idosos a operarem as novas tecnologias, presentes cada vez mais no dia a dia de todos: o smartphone e também o tablete. O curso está sendo promovido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Na primeira turma do curso, foram matriculados 40 idosos.

03

A ideia do curso é permitir que essas pessoas tenham uma maior autonomia com relação as tarefas do dia a dia envolvendo tecnologia, se libertando dos filhos e dos netos neste sentido. Cada idoso leva ao curso o seu aparelho, e aprendem a fazer chamadas telefônicas, usar aplicativos, tirar fotos, gravar vídeos, mandar e-mails e, até mesmo, aprender como é possível passar o tempo se divertindo com os mais variados games.

Com isso, o curso também acaba resolvendo um outro problema bastante frequente na relação entre os mais idosos e a tecnologia: o medo que muitos acabam tendo de fazer alguma coisa errada com o aparelho e estragar tudo.

11

No curso existem muitas pessoas que chegaram a trabalhar com tecnologias mais antigas, como as velhas máquinas de escrever, ou ainda as antigas linhas de telefone fixo, que demoravam muito tempo para completar uma chamada.

Para participar do curso, o único pré-requisito é ter, pelo menos, 60 anos. Existe previsão da abertura de novas turmas no segundo semestre do ano de 2016. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (16) 3373-9146 ou pelo e-mail [email protected].