A Universidade de São Paulo confirmou uma informação que já estava circulando pelos corredores da instituição: a partir da próxima seleção, uma parte das vagas que seriam oferecidas originalmente apenas pelo vestibular, será disponibilizada pelo Sistema de Seleção Unificada, o Sisu.

USP confirma adesão ao Sisu

De acordo com o comunicado oficial da instituição, somente 13,5% do total de vagas abertas para o processo seletivo de 2016 serão disponibilizadas através do Sisu. O restante das oportunidades ainda será acessado apenas através do tradicional concurso da Fuvest. Com isso, os alunos acabam tendo mais um grande motivo para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio.

Nem todos os cursos disponibilizarão parte das suas vagas pelo Sisu. Alguns vão continuar mantendo 100% das oportunidades através do processo seletivo vestibular da Fuvest. Um exemplo de curso que não aderiu ao ENEM é o de medicina da capital paulista. Mas alguns cursos concorridos entraram, como é o caso do Direito do campus de Largo São Francisco.

Fuvest

USP confirma adesão ao Sisu 2

Mesmo com as mudanças, o Fuvest continua sendo considerada a principal forma de entrada nos cursos oferecidos pela instituição USP. Além disso, os alunos poderão concorrer das duas formas, ou seja, tanto quanto a sua nota no ENEM, através das vagas do Sisu, quanto pelo vestibular.

Mas os alunos poderão ter apenas uma matrícula ativa na USP. Ou seja, caso os estudantes sejam aprovados em dois cursos, terão que escolher um.