A Universidade de São Paulo apareceu mais uma vez como uma das 150 melhores instituições de ensino superior do mundo durante o ano de 2015. A lista foi elaborada pela Universidade de Jiao Tong de Xangai, na China. Para este ranking foram avaliadas 500 instituições de ensino superior diferentes.

USP aparece como uma das 150 melhores universidades do mundo 2

De acordo com os critérios estabelecidos para este ranking, a Universidade de São Paulo acabou empatada com um grupo de universidades que acabam aparecendo entre 101º até 150º em termos de colocação. Neste bloco de instituições privadas a responsável pela organização do ranking não acabou divulgando as informações sobre os critérios utilizados de desempate.

Esta não é a primeira vez que a USP aparece em uma posição de destaque neste ranking. A primeira aparição aconteceu no ano de 2012, e desde então permanece em uma posição estável. Mas o desempenho ainda não foi suficiente para a Universidade de São Paulo aparecer nas primeiras cem posições, quando elas acabam ganhando uma pontuação de desempenho individual.

Outras instituições brasileiras

No ranking também aparecem outras instituições do Brasil, mas em posições inferiores no ranking. UFRJ, UNESP e Unicamp estão entre 301º e 400º, enquanto a UFMG e a UFRS figuram entre as universidades que ocupam entre a 401ª posição e a 500º.

Melhores do mundo

USP aparece como uma das 150 melhores universidades do mundo

Os Estados Unidos ainda seguem liderando o ranking com as melhores instituições do mundo. 8 das 10 melhores colocadas no ranking são norte-americanas, e Harward segue aparecendo como a melhor instituição do mundo.

As únicas duas instituições de ensino que não aparecem na lista das 10 melhores do mundo e que não são dos Estados Unidos são do Reino Unido: Universidade de Cambridge e Universidade de Oxford.