A Universidade de São Paulo (USP) anunciou um acordo com duas outras instituições da América Latina. A Universidade de Buenos Aires (UBA) e a Autônoma do México (UNAM) faz parte agora da rede de parceiras da instituição paulista, com o objetivo de reconhecimento de títulos, intercâmbio de alunos além de parcerias colaborativas para buscar fontes de financiamento.

USP anuncia acordo com universidades da Argentina e do México

O acordo foi selado com a assinatura de um contrato pelos reitores da USP, Marco Antonio Zago; da UBA, Alberto Edgardo Barbieri, e da UNAM, José Narro. A assinatura aconteceu durante o Encontro Internacional de Reitores de Universia, encerrado hoje Rio de Janeiro e que contou com 1.103 reitores de centros acadêmicos de 33 países.

A partir da assinatura deste contrato foram previstas a formação imediata de um comitê executivo que atuará como agente de definição de estratégias e de atividades conjuntas entre as três instituições de ensino. Atualmente as três instituições de ensino são consideradas referências de cada um dos países os quais ela representa.

Intercâmbio de alunos

USP anuncia acordo com universidades da Argentina e do México 2

O acordo feito entre as três instituições de ensino visa começar a oferecer uma série de benefícios diretos aos estudantes. Os alunos que desejarem fazer intercâmbio de uma para outra universidade deste acordo poderão fazer isso de uma forma mais simplificada, com ajuda das instituições inclusive para conseguir a documentação para estudar em outros países.

Na medida do possível, as universidades também se comprometeram a unificar os sistemas de indicadores de rendimento acadêmico usados pelas três instituições. Além disso, o acordo prevê a definição de programas docentes compartilhados, tanto em graduação como em pós-graduação, e a harmonização de suas respectivas regulações para projetos de mobilidade.