A Universidade Federal Fluminense confirmou que vai lançar ainda este ano o primeiro curso de mestrado em turismo no estado do Rio de Janeiro. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, a previsão é a de que o curso seja iniciado no próximo mês de agosto.

Universidade Federal Fluminense anuncia mestrado em turismo no RJ

O edital para seleção dos estudantes que vão participar deste que será o segundo mestrado em turismo da região Sudeste do Brasil, já que o primeiro foi lançado na cidade de São Paulo, deverá ser lançado no próximo mês.

Para esta primeira turma, a UFF confirmou que abrirá 20 vagas. Alunos da própria instituição e de outras faculdades de turismo já manifestaram interesse neste curso de pós-graduação.

Falta qualificação

Um dos principais argumentos utilizados na defesa do lançamento deste programa de mestrado focado em turismo no estado do Rio de Janeiro é o fato da do país ainda sofrer com a falta de qualificação profissional das pessoas que atendem na área de turismo, principalmente de pessoas com curso superior.

UEM

“Temos os egressos dos cursos de turismo, que desejam continuar estudando turismo em outro nível, e profissionais dos mais variados cursos, atuantes em suas profissões, querendo pesquisar ou atuar na área de turismo. O Rio de Janeiro tem uma lacuna que começará a ser preenchida com esse curso”, afirmou Marcello Tomé, diretor da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF.

Linhas de pesquisa

De acordo com as informações divulgadas pela UFF, o curso de mestrado em turismo terá duas linhas de pesquisa. Uma delas tratará sobre o planejamento e a gestão de turismo, com foco na governança e na gestão nas esferas privadas e públicas. Já a segunda linha de pesquisa englobará turismo, cultura e ambiente, analisando o turismo como fenômeno social e espacial, com reflexos nos aspectos cultural e ecológico.