Início do ano marca o final da jornada de muitos estudantes que começaram a se preparar e conseguiram a tão sonhada vaga no ensino superior. Mas também costuma marcar o começo deste mesmo caminho para muitos alunos. E na hora dos preparativos, os cursinhos pré-vestibular costumam bastante procurados. O problema é que estes cursinhos costumam ser caros, mas existem algumas soluções mais acessíveis.

Uma delas é o cursinho Pré-Vestibular Gratuito Portal, promovido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). De acordo com as informações que foram divulgadas, os estudantes poderão se inscrever até o dia 20, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Diretório Acadêmico de Medicina Umberto Câmara Neto (DAMUC), que fica no 1º andar do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

No momento das inscrições, os estudantes deverão apresentar uma foto 3×4 recente mais original e cópia do documento de identificação com foto, além de efetuar o pagamento da taxa de R$ 20.

O curso é voltado especialmente aos alunos de baixa renda, que estudaram ou estudam o ensino médio em escolas do ensino público, sendo que poderão ser escolas de diferentes esferas (municipal, estadual ou federal). Podem participar também os estudantes de terceiro ano de escolas particulares, mas que fizeram os anos anteriores em escolas públicas.

Seleção

Os estudantes deverão passar por um processo seletivo para conseguir uma das vagas do cursinho. A prova deve ser composta por 60 questões, sendo que todas elas objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza; e Ciências Humanas. O resultado deve ser liberado no dia 27 de janeiro.

Cursinho

As aulas do cursinho acontecerão todos os dias da semana, de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h45, e aos sábados, das 8h às 17h.