A Universidade de Coimbra está recebendo candidatos brasileiros que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição, o prazo termina dia 15 de abril. Os candidatos que se inscreverem neste primeiro semestre não correm o risco de perder aulas, uma vez que o ano letivo começa em setembro.

Prazo para inscrições de brasileiros pelo Enem termina dia 15 de abril

Vale lembrar também que a Universidade de Coimbra oferece cursos pagos, e não existe previsão neste momento qualquer bolsa de estudos concedida pelo governo brasileiro para custear os estudos dos alunos que desejam se formar em Portugal.

Para iniciar o processo de inscrição os candidatos devem visitar o site da Universidade de Coimbra.

Cronograma

Após o término do prazo de inscrição, a instituição de ensino deverá divulgar os resultados finais no dia 29 de abril. Já as matrículas vão acontecer entre os dias 4 e 15 de maio. O cronograma oficial de seleção da Universidade também prevê um novo prazo para inscrições, entre os dias 13 de junho e 13 de julho. Neste caso o prazo de matrícula ficará entre os dias 26 de julho e 7 de agostos.

Custos

Prazo para inscrições de brasileiros pelo Enem termina dia 15 de abril 2

Apesar da Universidade de Coimbra ser pública, os estudantes internacionais pagam para estudar. O custo médio cobrado é de 700 euros mensais, o que no câmbio atual chegaria a cerca de R$ 2,3 mil. Os estudantes também podem optar pelos pagamentos anuais, neste caso são cobrados cerca de 7 mil euros, cerca de R$ 24 mil.

No ano de 2014 cerca de 100 estudantes brasileiros conseguiram se credenciar para efetuar matrícula na instituição, sendo que os cursos mais procurados pelos brasileiros são os seguintes: direito, engenharias, economia, arquitetura e jornalismo.