A Unicef revelou alguns dados preocupantes em relação as crianças que vivem nos chamados países em crise. Pelo menos 30 milhões delas estão fora das escolas nos países que são afetados por emergências ou por algum tipo de conflito. De acordo com o mais recente relatório, estas crianças representam metade da população infantil mundial que não frequenta as salas de aula.

Unicef aponta que 30 milhões de crianças em países em crise estão fora da escola 2

Os motivos são os mais diversos, mas o estudo aponta que as escolas passaram a se tornar alvos nos países que estão passando por qualquer tipo de guerra, seja civil ou seja com outros países. Um outro motivo para o fechamento das escolas são as crises na área da saúde, como a que acontece agora em alguns países da África por causa do Ebola.

Apenas em dois países, Libéria e Serra Leoa, são 3,5 milhões de crianças que vão ficar sem escola pelo menos até o final deste ano por causa do surto da doença.

Alvos

O relatório da Unicef se mostra preocupado com a grande quantidade de escolas que estão se tornando alvos durante os tempos de conflito. De acordo com um levantamento feito pela instituição, cerca de 290 escolas acabaram sendo destruídas recentemente na Ucrânia. As que não foram derrubadas acabaram sendo fechadas para servir de abrigo as pessoas que perderam suas casas.