A Universidade Estadual de Campinas é a instituição de ensino com mais cursos bem avaliados pelo Ministério da Educação, de acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC). Os dados que foram divulgados pelo MEC englobam o último triênio, ou seja, de 2012 a 2014, e leva em consideração a avaliação feita com todos os cursos de instituições de ensino superior, públicas e privadas, nas áreas de exatas, humanas e biológicas.

Unicamp possui os cursos mais bem avaliados pelo MEC

De acordo com o relatório, foram avaliados um total de 9.963 cursos, sendo que eles pertencem a 2.042 instituições de 43 áreas diferentes. A Unicamp aparece com 43 cursos avaliados com a nota 5 neste triênio, que é o conceito máximo atribuído nesta avaliação.

A Unicamp vem acumulando excelentes resultados nos últimos anos, sendo que muitas das boas notícias surgiram durante 2015. No mês de novembro, por exemplo, a instituição conseguiu alcançar a 11ª posição no ranking de melhores universidades do mundo fundadas há menos de 50 anos, promovido pelo Instituto QS Quacquareill Symonds.

O dado aponta que a instituição conseguiu subir 4 posições, já que no ano de 2014 ela apareceu em 15ª lugar na mesma lista.

Atualmente a Unicamp responde por 15% da pesquisa acadêmica no Brasil e tem 18,6 mil alunos matriculados em 66 cursos de graduação. Além disso, tem 15,9 mil estudantes em cursos de pós-graduação.

Outras instituições bem avaliadas pelo MEC

Unicamp possui os cursos mais bem avaliados pelo MEC 2

Na segunda posição da lista dos cursos mais bem avaliados pelo Ministério da Educação aparece a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na sequência, aparecem Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal do ABC (UFABC) e Universidade Federal de Lavras (UFLA), todas também com nota máxima.