A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou o lançamento de um aplicativo destinado aos seus alunos que traz um botão de pânico. Ao pressionar este botão os alunos poderão se comunicar diretamente com a equipe de vigilância interna do campus, de uma forma simples e fácil.

O app foi lançado para os sistemas operacionais iOS e Android, atingindo a grande maioria dos alunos. O principal objetivo do lançamento é acionar os seguranças rapidamente para que os alunos evitem situações como estupros, furtos ou roubos dentro do campus.

O aplicativo ainda conta com uma outra funcionalidade interessante. Através do sistema de GPS do aparelho, ele envia automaticamente as coordenadas do estudante, o que pode tornar o atendimento muito mais rápido. Os responsáveis pelo aplicativo afirmam que a reitoria estabeleceu que o atendimento prioritário seja feito para aqueles estudantes que acionam o botão de pânico. Além de enviar a viatura até o local, a segurança também vai ligar para o número.

Como o sistema foi lançado apenas para a comunidade acadêmica, será preciso fazer um cadastro. Ao realizar o download do aplicativo, será preciso fornecer um registro acadêmico.

Sistema de segurança

botao_panico

O lançamento deste botão de pânico para smartphones faz parte de um projeto que permite de segurança que abrange todo o campus e tem como principal objetivo reduzir a quantidade de ocorrências dentro do ambiente universitário.

Além do botão de pânico, os estudantes contam com a ajuda de seguranças que escoltam as pessoas nos trechos mais escuros. A instituição também fez um investimento de R$ 1,6 milhão em iluminação, com a troca de 3,3 mil pontos de luz.