O Ministério da Educação publicou neste início de semana uma portaria no Diário Oficial da União que autoriza a criação de um novo curso de medicina na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O curso acontecerá na cidade de Chapecó, no Oeste catarinense. Com isso o estado de Santa Catarina vai ganhar o seu segundo curso de medicina em instituição pública, já que apenas a Federal de Santa Catarina oferecia a carreira.

UFFS de Chapecó terá curso de medicina

De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição e também pelo Ministério da Educação, o curso deverá começar suas atividades já no segundo semestre deste ano. Para o primeiro processo seletivo serão oferecidas 40 vagas.

Segundo a proposta, que foi enviada pela primeira vez em julho de 2013, a UFFS vai oferecer três residências médicas: cirurgia geral, ginecologia/obstetrícia e clínica médica no Hospital Regional do Oeste (HRO).

Junto com esta proposta de criação deste novo curso de medicina, o hospital da região também prevê uma licitação para construção de uma nova ala do hospital para atuação destes novos médicos que serão formados no novo curso.

Processo seletivo

UFFS de Chapecó terá curso de medicina 2

O processo seletivo será realizado pelo Sistema de Seleção Unificada, portanto os estudantes devem realizar o ENEM, e sua nota será levada em consideração para a classificação dos alunos. Apesar de prever o início das suas atividades para o segundo semestre, o cronograma do processo seletivo para a primeira turma ainda não foi divulgado.