Para um aluno envolto com os estudos, uma das coisas mais importantes, sem sombra de dúvidas, deverá ser conquistar boas notas, já que esse deverá ser seu principal objetivo, não é mesmo?

Pois para a Escola Primária Barrowford, localizada em Lancashire, no noroeste da Inglaterra, a “nota não é tudo”, e isso gerou muita polêmica no país, e acabou virando um grande sucesso na web. Portanto, vamos conhecer um pouco mais sobre essa história.

Depois de uma semana de provas…

Barrowford

O texto da carta enviada pela Escola Primária Barrowford foi direcionado aos alunos da instituição depois de uma difícil semana de provas, onde tudo foi muito intenso, e os resultados apresentados não foram exatamente os melhores.

No entanto, a escola decidiu enviar uma carta para parabenizar os alunos pelo empenho apresentado por todos, e também para incentivá-los depois de uma “semana complicada”.

Em uma passagem da carta, a escola diz o seguinte: “estes testes nem sempre avaliam tudo aquilo que faz cada um de vocês ser especial e único”, mostrando claramente que o mais importante são os alunos em si, e não os seus resultados.

Os resultados da carta

Escola Barrowford

O mais curioso é que mesmo dizendo claramente que “nota não é tudo”, a diretora da Escola Primária Barrowford, Rachel Tomlinson, se mostrou realmente surpresa com toda a repercussão que a carta apresentou.

E muito dessa repercussão se deu nas redes sociais, como o Facebook e o Twitter, onde reproduções da carta foram publicadas por alunos e replicadas por uma série de pessoas, virando um verdadeiro viral, não apenas na Inglaterra, mas em todo o Reino Unido e também no restante do mundo.

A diretora da escola afirmou que a intenção da carta não foi, em momento algum, colocar as notas como sendo algo secundário para os alunos, além de colocar os resultados acadêmicos como não sendo importantes.

A intenção, segundo Tomlinson, era que essa carta servisse de incentivo para os alunos e para que a autoestima deles não ficasse abalada com possíveis reveses que as notas mais baixas poderiam representar para eles.

No entanto, o fato é que a mensagem que ficou famosa no mundo todo foi justamente a de que essa carta da Escola Primária Barrowford simplesmente afirmava que as notas realmente não importam tanto para a vida dos alunos, o que é realmente muito curioso.

O fato é que a carta foi reproduzida mais de 100 mil vezes no Twitter, fazendo com que o nome da escola virasse uma das palavras mais comentadas do microblog.