Antes de completar dois meses de greve, o que aconteceria nesta segunda-feira, dia 24, terminou na tarde desta sexta-feira, dia 21, a paralisação dos docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O término aconteceu após a assembleia de classe, com 255 votos contra a manutenção da greve e 218 a for ada manutenção da paralisação.

Termina greve dos professores na UFRJ

Apesar do término da greve, os professores ainda não possuem data efetiva para o retorno das aulas, já que a classe dos servidores técnicos administrativos ainda segue com suas atividades paralisadas, sendo que não existe nenhuma assembleia desta categoria agendada para os próximos dias.

De acordo com as informações do sindicato dos professores da UFRJ, a classe não acredita em uma solução para os problemas levantados, o que acabou fazendo com que a classe terminasse com a paralisação. Além disso, muitos participantes do movimento estavam achando a pauta um pouco confusa.

Corte na verba

Um dos principais problemas que acabou desencadeando a greve na UFRJ, assim como em diversas outras instituições de nível superior, foi o corte de verbas promovido pelo governo federal. O presidente da ADUFRJ, Cláudio Ribeiro, afirma que o corte de verbas apenas na federal do Rio de Janeiro chegou a 47%. Com isso, muitas das obras que precisavam ser feitas para a manutenção dos edifícios da universidade acabaram tendo que ser paralisadas.

Termina greve dos professores na UFRJ 2

O presidente da ADUFRJ afirmou também que o Ministério da Educação está desconsiderando completamente a pauta de reivindicações da classe, parando de receber as entidades representantes do movimento grevista e não responde aos questionamentos dos setores envolvidos.

Já o MEC divulgou nota afirmando que a pasta está atuando no sentido de garantir os recursos de custeio necessários para o funcionamento das universidades e dos institutos federais.