A partir desta segunda-feira, dia 02 de junho, os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio no ano passado podem se inscrever para as vagas do 2º semestre do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Serão mais de 51 mil vagas de 67 instituições diferentes.

inscricoes-sisu-2014

Mas como a concorrência é grande, já que os estudantes prestam apenas uma prova e podem se inscrever em qualquer instituição de ensino do Brasil, a escolha do curso deve ser feita com sabedoria e estratégia para que os estudantes tenham mais chances de conseguir garantir a sua vaga.

Confira algumas dicas importantes na hora de fazer a sua inscrição para o Sisu neste 2º semestre de 2014.

1º dia de inscrições

É importante que os estudantes nunca deixem para a última hora a sua inscrição. O ideal é que já fala a sua escolha no primeiro dia, sendo que neste momento a ideia é escolher os cursos que o candidato realmente deseja fazer.

2º dia de inscrições

A partir do 2º dia de inscrições os candidatos terão que ficar de olho em um dado muito importante: a nota de corte provisória. Trata-se da nota mínima, naquele momento, que o estudante precisa ter para concorrer a uma das vagas naquele curso. Caso o estudante veja que não terá chances por causa de uma nota muito baixa no ENEM, a dica é trocar de curso neste momento com base nas outras opções e também com base nas notas de corte.

Lista de espera

sisu-inscricoes-2014

Uma outra dica interessante é manter a primeira opção de curso sempre com a principal preferência dos candidatos. Isso acontece pois além dos inscritos que conseguem uma vaga também existe a formação de listas de espera, e na maioria dos sites das universidades existes informações de quantas pessoas conseguiram a sua vaga estando na lista. Assim o estudante poderá ter uma ideia geral do que pode ser feito.

Outras dicas

• Acompanhe o site de perto durante o processo de inscrição, entrando pelo menos duas vezes por dia, uma no final da manhã e outra no final da noite;
  • Cuidado com os locais onde ficam as universidades escolhidas. Muitos candidatos acabam se inscrevendo apenas pela nota de corte e esquecem de pensar se realmente terão condições de se manterem em outra cidade durante o período de estudos.