A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começou no dia 15 de outubro e vai até o dia 21. Esse evento acontece no Brasil desde o ano de 2004 e tem sido aceita por muitos e crescendo bastante com a participação de empresas, pessoas e instituições de pesquisa e ensino. Em 2011, foram realizadas cerca de 16.000 atividades, em 654 municípios brasileiros.

Por causa de tantas descobertas tecnológicas que o homem realizou 16 de outubro foi escolhido como o Dia da Ciência e Tecnologia para incentivar os cientistas e valorizar as grandes descobertas de suas pesquisas.

Entre tantas descobertas e invenções, podemos destacar alguns objetos e cientistas que tornaram nossas vidas mais fáceis: Alexandre Graham Bell, o inventor do telefone; Thomas Edson, inventor da lâmpada elétrica; Samuel Morse, que criou o telégrafo; Johannes Gutenberg, inventor da imprensa; dentre vários outros.

O Evento

Segundo o site da SNCT, você pode participar gratuitamente de todos e qualquer evento, gratuitamente. Participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 654 cidades brasileiras e 833 instituições ligadas à ciência e tecnologia espalhadas por estas cidades.

As principais atividades são:

• Feiras de ciência,
  • Concursos,
  • Oficinas e palestras;
  • Ida de cientistas às escolas;
  • Jornadas de iniciação científica;
  • Distribuição de cartilhas,
  • Encartes e livros;
  • Exibição de filmes e vídeos científicos;
  • Excursões científicas;
  • Programas em rádios e TVs;
  • Eventos que integram ciência, cultura e arte;.

Em São Paulo

Em são Paulo o evento é organizado pelo Museu de Ciências da USP e será realizado entre os dias 16 e 20/10. Com mais de 40 atividades que acontecerão em tendas espalhadas pelo Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) da USP (Universidade Cidade de São Paulo).

Quando: de 16 a 20 de Outubro das 9hs às 16hs

Local: Parque de Ciência e Tecnologia da USP – Av. Miguel Stéfano, 4.200, Água Funda.

Valor: GRÁTIS.

Verifique se sua cidade está participando do evento Neste Site, nele você poderá encontrar todas as informações sobre o evento, além do número de atividades e empresas e instituições inscritas.