Muitos pais reclamam que seus filhos passam muito tempo diante do computador. Mas a grande questão não é exatamente o tempo que ele passa diante da máquina, mas o que ele faz durante estes momentos conectados à internet. Apesar da grande maioria ficar em redes sociais que não possuem muita utilidade didática, existem muitas ferramentas que podem ajudar no processo de ensino.

Brainly

Este é o caso, por exemplo, da rede social educativa Brainly. Ela foi criada na Polônia e recentemente comemorou o fato de ter chegado a incrível marca dos 40 milhões de usuários em mais de 35 países, incluindo o Brasil.

O principal objetivo da rede social é criar uma ferramenta que ajude crianças e adolescentes a tirarem dúvidas em relação as matérias que aprendem nas escolas. Para isso aqueles que não sabem contam com a ajuda de outros estudantes ou então de professores voluntários que respondem as questões.

No Brasil a ferramenta já conta com cerca de 3 milhões de usuários. O sistema hoje está disponível em 12 idiomas diferentes. De acordo com os dados divulgados pela empresa, são cerca de 8 mil perguntas feitas por hora ao redor do globo. Em cerca de 80% das perguntas, o estudante que está em dúvida recebe a resposta em menos de 10 minutos.

Aluno em primeiro lugar

Rede social destinada a educação comemora a marca de 40 milhões de inscritos

A principal preocupação dos criadores da ferramenta, de acordo com Micha Borkowski, co-fundador e diretor executivo da Brainly, é oferecer um serviço que realmente seja focado nos estudantes. Para garantir a qualidade das respostas, o sistema conta com cerca de 450 moderadores que controlam o fluxo de informações e garantem que o sistema continue sendo útil para quem deseja tirar alguma dúvida.