Os estudantes que participaram da prova do Exame Nacional do Ensino Médio no final de semana anterior ainda correm o risco de ter toda a prova cancelada, pelo menos é o que aponta uma série de investigações que estão sendo realizadas em relação a atuação de uma quadrilha que estava vendendo o gabarito da prova.

quadrilha-pode-ter-tido-acesso-ao-gabarito-antecipado-do-enem

De acordo com as informações que foram divulgadas, a partir de uma denúncia realizada no programa dominical Fantástico, da Rede Globo, uma quadrilha que repassava os resultados para os estudantes durante a prova pode ter tido acesso ao gabarito dos cadernos antes da prova em sí.

Segundo o levantamento que está sendo feito e com base nas informações que foram coletadas até o momento, a quadrilha teria conseguido ter acesso ao gabarito da prova azul de Ciências da Natureza, que é considerada a mais importante para os estudantes que estão tentando entrar nos cursos de medicina.

Essa é considerada uma novidade na investigação, uma vez que, até o momento, acreditava-se que a quadrilha contratava alunos e estudantes para fazer a prova em tempo real e repassar os resultados para aqueles que pagavam e que recebiam um aparelho que permitia a comunicação com o exterior.

quadrilha-pode-ter-tido-acesso-ao-gabarito-antecipado-do-enem-2

A PF conseguiu chegar em determinados estudantes que teriam feito o acordo para receber as respostas. Alguns dos estudantes que participaram do esquema e que foram pegos admitiram que a quadrinha, que funcionava em Belo Horizonte, oferecia vagas nas faculdades sem precisar passar pela prova para quem conseguisse pagar o valor de R$ 400 mil.

A partir desta investigação, a justiça ainda poderá cancelar a prova, especialmente se forem comprovados os vazamentos antecipados do gabarito. Mas, até o momento, o Ministro da Educação, Mendonça Filho, afirma que o Enem não será cancelado.