Com o objetivo de promover a leitura, uma comunidade formada por 15 jovens promoveu uma ação espalhando livros por diversos pontos inusitados da cidade. Dentro de cada livro havia um folheto apresentando o projeto, com a seguinte frase em destaque: “Leve este livro para você”.

espal

Os livros foram espalhados pelos mais diversos locais da cidade, como em cima de bancos das praças, em restaurantes ou ainda dentro dos ônibus. A intenção era realmente surpreender as pessoas, que chegam em um determinado local e que se deparam com uma obra literária que pode ser levada para casa.

No último final de semana, as pessoas que estavam fazendo suas compras em um famoso shopping da cidade também se depararam com uma série de livros espalhados pelos mais variados locais. Foram mais de 30 de obras de literatura deixadas em locais de grande circulação e disponíveis gratuitamente para as pessoas.

Criando fãs de livros

grupo

De acordo com Glauber Gomes, um dos fundadores e curadores do Global Shapers Manaus, comunidade responsável pela iniciativa, o objetivo principal da atividade é conseguir transformar, pelo menos algumas pessoas, em fãs de livros.

Segundo Gomes, a principal ideia do projeto é incentivar o compartilhamento. Além de se beneficiar com os livros que estão sendo disponibilizados, outras pessoas também podem deixar os seus livros utilizando o mesmo folheto explicativo para incentivar outras pessoas a pegar o livro.