Com o anúncio do corte de verbas do orçamento da União, programas importantes do Ministério da Educação também deverão sofrer com a menor quantidade de dinheiro disponível. Dentre os projetos que devem ser afetados estão o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, e também o Ciências sem Fronteiras.

Programas como o Pronatec e o Ciências sem Fronteiras sofrerão cortes de verba

O MEC divulgou uma nota para a imprensa na noite desta terça-feira, dia 26, afirmando que o governo federal vai garantir uma verba acima do limita constitucional para a pasta, mas que mesmo assim o contingenciamento nas contas deverá causar uma série de ajustes nestes programas.

O Ministério da Educação acabou sendo o terceiro ministério que mais sofreu com os bloqueios no orçamento, na ordem dos R$ 9,42 bilhões.

Continuidade

Programas como o Pronatec e o Ciências sem Fronteiras sofrerão cortes de verba 2

Ainda não se fala ao certo de como o corte vai afetar estes dois programas, mas conversas nos bastidores afirmam que os repasses do Pronatec e as bolsas do Ciências de Fronteiras deverão diminuir ainda este ano. Mesmo assim, o governo federal anunciou que garante a continuidade dos dois programas este ano, mas também confirma que haverá um “redimensionamento” nas vagas.

Prioridades

O Ministério da Educação afirmou também que existem alguns programas que foram considerados prioridades dentro da pasta e que acabaram sofrendo um aumento nas verbas repassadas quando comparado ao ano passado, tais como o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola). Além disso o governo garante que não haverá corte em relação a merenda e transporte escolar.