A classe de professores de escolas públicas do Rio de Janeiro decidiu durante uma assembleia realizada na noite da última segunda-feira, dia 07 de julho, pretende continuar com a greve suspensa. Isso significa que a classe pode voltar a paralisar as atividades, mas até segunda decisão eles seguem dando aulas normalmente.

greve professores rio de janeiro 2

A greve que está acontecendo tanto na rede municipal de ensino quando na rede estadual acabou sendo suspensa no último dia 27 de junho com o objetivo de conseguir avançar nas negociações com os representantes do poder público.

Até a noite de ontem existia uma grande possibilidade de que os professores voltassem a entrar em greve, especialmente depois que a prefeitura acabou cancelando uma audiência de conciliação que havia sido marcada com a categoria no Tribunal de Justiça. Já o governo enviou um comunicado para a imprensa afirmando que a conciliação foi cancelada porque havia uma nova ameaça de paralisação para esta semana.

Negociações

greve professores rio de janeiro

Atualmente a classe dos professores que fazem parte do sistema municipal de ensino acabaram tendo a sua negociação travada pois a classe não aceita que os professores tenham o seu salário descontado em virtude dos dias paralisados. Além disso, os professores também denunciam que houve abertura de inquéritos contra alguns professores em virtude da greve.

A Secretaria da Educação da cidade do Rio de Janeiro confirma que realmente o ponto dos grevistas foram cortados, mas com base em uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que declarou que aquela greve poderia ser considerada ilegal.

O governo também comunicou neste início de semana que não pretende retomar as negociações enquanto o sindicato que representa a classe continuar com qualquer tipo de ação que representante paralisação no funcionamento das unidades escolares da rede.