Na última semana, no dia 6 de dezembro de 2014, faleceu ninguém menos do que Ralph Baer, que para muitos, é considerado o verdadeiro “pai do videogame”, sendo responsável por ter tornado possível toda a febre de consoles de última geração que conhecemos hoje.

Portanto, vamos conhecer um pouco mais sobre a trajetória de Ralph Baer, para entender, entre outras coisas, como ele foi de fato o responsável por criar e abrir espaço para o que hoje se entende por videogames, além de também procurar entender um pouco mais sobre a sua própria criação.

Trajetória de sucesso e inovação

Ralph Baer

Alemão de nascimento, Ralph Baer nasceu em Rodalben no dia 8 de março de 1922, sendo engenheiro de formação e sendo considerado um dos mais importantes inventores alemães do século XX.

Baer se mudou para os Estados Unidos juntamente de sua família depois da Segunda Guerra Mundial, se estabelecendo, entre outras coisas, como um profissional de eletrônica.

Sua grande contribuição para o mundo dos games foi a criação do Magnavox Odyssey, que foi o primeiro console de videogame da História, desenvolvido por ele em 1969, o que acabou por torná-lo mundialmente conhecido como o “pai do videogame”.

O Magnavox Odyssey foi desenvolvido em 1969, mas só foi apresentado publicamente no ano de 1972, no mês de abril, sendo que ele foi lançado poucos meses depois, em agosto do mesmo ano.

O console, além de ter sido o primeiro da História, também conseguiu antecipar o famoso jogo Pong, que seria lançado pelo console Atari somente em 1975.

A história do videogame

magnavox odyssey

O primeiro console doméstico da História foi o Magnavox Odyssey desenvolvido por Ralph Baer, mas o fato é que ele não foi o primeiro videogame da História, já que computadores já haviam apresentado jogos para recreação antes disto.

O primeiro de todos foi o NIMROD, que foi apresentado pela primeira vez em 1951 durante um festival na Inglaterra, e que trazia alguns jogos de diversão para as pessoas.

Depois do Magnavox Odyssey, muitos foram os consoles que chegaram para entreter as pessoas do mundo todo, com especial destaque para o Atari, que por muitos anos virou um verdadeiro clássico.

Várias outras plataformas foram criadas, sendo as mais famosas as seguintes: Master System, Mega Drive, Super Nintendo, Playstation (1, 2, 3 e 4) e Xbox (360 e One), entre tantos outros.

Atualmente, há tantos videogames, que é possível se divertir em plataformas diferenciadas, como os celulares, por exemplo. Tudo graças ao grande e visionário Ralph Baer.