Colégio Web

O que é Home Care?

O que é, e quais são os profissionais envolvidos com Home Care!

Publicidade

Home Care de forma literal significa “cuidado em casa”, mas para os especialistas e profissionais da área ele é considerado como um atendimento ambulatorial ou uma internação domiciliar.

Na prática, o serviço Home Care visa oferecer cuidados especializados e específicos para cada paciente, oferecendo atenção, informação, carinho e assistência imediata. Há clínicas particulares que oferecem esse serviço, mas o Governo Federal também tem programas públicos em que o Home Care está incluso.

Não existe um limitador para poder usufruir dos serviços domiciliares, como sexo, idade, gravidade da doença ou situação financeira. Existem locais especializados, geralmente particulares, em que os pacientes são internados e recebem quase os mesmos cuidados de uma pessoa hospitalizada, mas como se tivessem em suas casas, com conforto.

Os Estados Unidos contêm diversas associações e entidades destinadas somente para os serviços domiciliares.

Grupos Especiais

Existem três divisões que os serviços Home Care utilizam, baseadas nos tipos de pacientes, nos cuidados que eles necessitam e em como devem ser aplicadas as medicações. São eles:

Home-Based Intervention ou Home-Based Care, Long-Term Care e Hospital at Home Care

Em seu livro Home Care: uma modalidade de assistência à saúde, Walter Mendes classifica cada uma das três divisões da seguinte forma:

Home-Based Intervention ou Home-Based Care

Nesse tipo de tratamento, predomina o caráter de monitorização e aconselhamento. A intervenção é mínima. Assim, os profissionais ao lado do paciente observam seu ritmo cardíaco, sua pressão arterial e o equilíbrio respiratório.

Caso algum desses, ritmo cardíaco, pressão arterial e equilíbrio respiratório, demonstrar anormalidade, é efetuada uma quantidade necessária de testes, a fim de descobrir uma maneira mais eficaz de determinar a causa do problema.

Em alguns pacientes, a equipe que está ao seu lado executa alguns testes que mostram se há a presença de anormalidades no organismo do paciente.

Se os resultados forem positivos, ou seja, apontarem problemas em alguma parte do organismo do paciente, então a equipe se organiza e prepara a medicação e o modelo de como devem tratar aquele paciente.

Walter Mendes ressalta que Home-Base Care não tem o mesmo significado de Hospital-Based Care.

  • Home-Based Care trabalha por métodos próprios.
  • Hospital-Based Care trabalha com assistência domiciliar, baseada nos métodos de um hospital.

Diferenças entre Home Care e Enfermeiras Particulares

Muitas pessoas confundem o conceito de Home Care com os serviços que enfermeiras particulares oferecem, pois ambos estão relacionados com serviços domiciliares.

Porém, esses dois serviços são bastante diferentes, pois cada um deles trás especificações e particularidades.

Enfermeiras particulares

As enfermeiras particulares apenas podem oferecer os serviços que aprenderam durante seus estudos, num curso profissionalização ou num curso de graduação.

  • Aplicação de medicação;
  • Serviços de higiene básica;
  • Companhia;
  • Serviços de alimentação;
  • Monitoramento das condições do paciente.

Existem instituições especializadas em enfermeiras particulares. São locais em que os pacientes ficam internados, recebendo os cuidados necessários, de acordo com seu quadro clínico.

Os médicos especialistas apenas fazem visitas semanais ou mensais, dependendo da incidência de pacientes de cada doença. Nessas instituições, basicamente, há apenas enfermeiras.

Os serviços Home Care

Têm uma equipe especializada para cada tipo de paciente, de acordo com o quadro clínico dele. Há médicos, enfermeiros e outros agentes da saúde.

Portanto, os serviços domiciliares são bem mais complexos do que os serviços que as enfermeiras particulares oferecem, pois são constituídos de diversos profissionais de saúde, não somente de enfermeiras.

Devido a essas diferenças, os serviços de enfermeiras particulares vêm perdendo espaço, enquanto os de Home Care vêm numa ascendência constante. Especialistas no assunto não acreditam que os serviços de enfermeiras particulares possam acabar, pois muitas vezes o paciente só precisa de serviços simples.

Em outras palavras, há pacientes que estão muito doentes e somente precisam de atendimento simples e disciplina para tomar a medicação corretamente. Não há a necessidade de toda uma equipe médica estar presente.

Na maioria dos casos, esses pacientes são idosos ou pessoas com sequelas de acidentes cerebrais, pois não têm independência para executar atividades simples e corriqueiras, como tomar banho e se alimentar.

As enfermeiras são contratadas para oferecer esses serviços simples, pois a família precisa trabalhar e não há uma pessoa que possa dar os cuidados que o paciente precisa.

Profissionais de Saúde

As profissões que englobam a saúde são várias, mas existem aquelas em que é possível o profissional se deslocar do ambiente de trabalho e se encaminhar para a casa de um paciente.

Entre elas, podemos destacar:

  • Médico;
  • Enfermeiro;
  • Auxiliar;
  • Técnico de enfermagem;
  • Fisioterapeuta;
  • Terapeuta ocupacional;
  • Massoterapeuta;
  • Fonoaudiólogo;
  • Assistente social;
  • Farmacêutico;
  • Técnico de laboratório;
  • Odontólogo;
  • Protético, especialista em próteses dentárias;
  • Auxiliar e técnico de higiene bucal;
  • Nutricionista;
  • Psicólogo.

O fato de esses profissionais poderem ir até o paciente não faz deles funcionários que oferecem Home Care. Eles apenas fazem uma visita ao paciente, para diagnosticar, avaliar, medicar ou liberar para as atividades comuns.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados