Apesar do lançamento da segunda fase do Pronatec com muita festa pelo Governo Federal, os números referentes a participação efetiva dos estudantes não são nada animadores. De acordo com números divulgados recentemente, o número de alunos que abandonaram o curso gratuito oferecido pelo Governo Federal quase se aproxima da marca de 1 milhão, chegando aos 950 mil.

evasão cursos pronatec 2

O levantamento leva em consideração os estudantes entre 2011 até junho deste ano. Apesar do número ser significativo, a opinião oficial do Ministério da Educação sobre o levantamento é que a evasão não chega efetivamente a preocupar.

Sobre este número, Aléssio Trindade de Barros, que é secretário da Setec, afirmou que a percentagem é de apenas 12,86% e que este percentual está completamente dentro do previsto e não pode ser encarado como um fracasso do programa.

Motivos

evasão cursos pronatec

Um dos motivos para o abandono, de acordo com o próprio MEC, é o fato de muitos estudantes serem jovens adultos que estão em busca do seu primeiro emprego e acabam conseguindo justamente por causa dos contatos que acabam fazendo durante sua passagem pelas instituições de nível técnico.

Um outro possível motivo para explicar esta grande quantidade de estudantes que acabam abandonando os cursos do Pronatec é o fato deles serem cursados, em sua maioria, para pessoas que pertencem a uma classe de carentes, que acabam enfrentando problemas muitas vezes que os forçam a abandonar o curso antes do prazo de término.

Dificuldades

Uma outra análise importante feita por algumas das instituições que são parceiras do governo neste programa é a dificuldade que muitos estudantes encontram de acompanhar o conteúdo que está sendo explicado dentro de sala de aula. Muitas vezes as instituições precisam preparar aulas de reforças em matérias básicas, como português e matemáticas, para que os alunos consigam entender o conteúdo específico dos cursos técnicos.