De acordo com as informações que estão sendo divulgadas pelo Ministério da Educação, as mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, não deverão sair este ano ainda. Segundo uma declaração recente do Secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, as alterações na forma de aplicação da prova deverão demorar, pelo menos, dois anos.

Mudanças no ENEM não deverão valer para edição deste ano

O projeto que tramita no Ministério da Educação e que passou recentemente por uma consulta popular quer transformar o ENEM em uma prova online que poderá ser feita ao longo do ano pelo estudante. O modelo vai substituir a aplicação da prova como acontece hoje, com um dia para todo o território nacional.

Para isso, será criado um grande banco de dados com milhares de questões e também serão instalados terminais em todo o território nacional. Cada estudante, ao iniciar o teste na frente de um dos computadores credenciados, vai receber uma prova única, a partir da mistura de todas as questões que estão neste banco de dados.

Sem mudanças este ano

Mudanças no ENEM não deverão valer para edição deste ano 2

No início do ano o ex-Ministro da Educação, Cid Gomes, chegou a declarar que o trabalho que estava sendo realizado pelo MEC previa a mudança na forma de aplicação do exame ainda este ano. Mas de acordo com as novas informações, não existe a menor possibilidade da implantação deste grande sistema sem, pelo menos, um prazo de dois anos contando a partir do início do processo.

Além deste sistema, que precisa ser criado, o secretário executivo do MEC também está preocupado com o tamanho do banco de dados. Ele acredita que a quantidade de perguntas disponíveis precisa ser ainda maior para que o sistema seja implementado.