Colégio Web

Ministério Público Federal vai investigar denúncias de vazamento da redação do ENEM

Publicidade

Mais uma denúncia contra supostas irregularidades na execução do Exame Nacional do Ensino Médio vai ser investigada. Desta vez o órgão que já confirmou que vai abrir um processo levantamento de informações é o Ministério Público Federal do Piauí. O motivo seria um suposto vazamento do tema da redação do ENEM que foi realizado no último final de semana em todo o Brasil.

Ministério Público Federal vai investigar denúncias de vazamento da redação do ENEM

Estudantes que fizeram a prova no estado do Piauí informaram terem recebido, através do aplicativo de troca de mensagens WhatsApp, uma imagem revelando o tema que da redação que seria aplicada horas depois. O tema escolhido pelo MEC e pelo Inep este ano foi relacionado a publicidade infantil.

O Ministério Público não descarta um pedido de nulidade do exame na medida que a fraude for comprovada. Mas o procurador ressalta que isso deverá ser feito somente depois que o órgão realmente conseguir ter uma ideia concreta do tamanho do problema.

“O caso tem que ser apurado e faremos isso junto com a Polícia Federal. Ninguém sabe se a fraude ocorreu da mesma forma em outros estados, mas será avaliado a sua dimensão. Só depois da investigação é que o processo de anulação será discutido. Vamos pegar as provas e ver quais são as medidas a serem tomadas”, declarou o procurador chefe do Ministério Público, Antônio Cavalcanti.

Vazamento do tema

Ministério Público Federal vai investigar denúncias de vazamento da redação do ENEM  2

O processo começou a ganhar corpo depois das denúncias de um estudante de 17 anos de idade que afirma ter recebido uma foto no seu smartphone, através do WhatsApp, onde o tema da redação do ENEM 2014 aparece nitidamente. O estudante afirmou que recebeu aquela imagem no último domingo, por volta das 11 horas da manhã, pelo menos duas horas antes do início dos exames.

Por enquanto o Inep divulgou apenas uma nota afirmando que, até ontem, não havia nenhum indício de que o tema da redação do ENEM realmente tivesse sido divulgado com antecedência.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados