Foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, dia 18 de maio, um comunicado no formato de portaria anunciando a abertura de processos administrativos contra 79 instituições de ensino de nível superior. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Ministério da Educação, estas instituições não obtiveram resultados satisfatórios no no IGC (Índice Geral de Curso) e também não assinaram o Termo de Saneamento de Deficiências.

mec problemas universidades

Com isso, todas as instituições de ensino superior citadas no documento não poderão mais realizar novos contratos do Financiamento Estudantil do governo, o FIES. Elas também estão proibidas de oferecer vagas com bolsas de estudo na modalidade Prouni. Estas instituições também terão restrições de participação no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec.

Como fica?

faculdades proibidas de assinar contratos com o fies

As faculdades agora precisam procurar o Ministério da Educação para tentar resolver os problemas, especialmente relacionado ao IGC, que é o indicador que avalia a qualidade do ensino dos cursos de nível superior em todas as instituições, sendo que as faculdades, universidades ou centros universitários acabam sendo avaliados pela média das notas de todos os cursos.

As instituições também podem entrar com recurso contra a decisão.

A lista com todos os nomes das instituições de ensino que foram citadas na Portaria podem ser acessadas no site do Diário Oficial da União. http://download.uol.com.br/educacao/79cursos_suspensos.pdf